Vigilancia e saude
Por: jaquemachado • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 489 Visualizações
Elisângela de Jesus dos Santos | RA 6447292643
Inês de Lourdes Carlini Ferreira | RA 6639359454
Jaqueline Aparecida Machado | RA 6662345868
Joana Aparecida Alves Carriel | RA 1299535349
Suzana de Jesus Fogaça Pereira | RA 6266230435
ATPS 1ª ETAPA
“Vigilância em Saúde II”
Sorocaba
2014
Saúde já foi considerada como ausência de doenças mentais e físicas. Posteriormente a OMS passou a definir saúde como completo bem estar físico, metal e social e não a simples ausência de doenças, hoje em dia é vista como qualidade de vida.
A Visa (Vigilância Sanitária) é uma pratica de saúde coletiva, ela integra o SUS e como tem poder de policia só pode ser exercida pelo estado.
A qualidade do seu trabalho depende da integração de vários setores, do envolvimento de diferentes esferas do governo, da cooperação de organizações da sociedade civil e da parceria da sociedade para o desenvolvimento de fiscalização e controle. A Visa tem como missão promover a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão, defendendo a vida e seu objetivo é proteger e promover a saúde evitando incapacidades e doenças. Suas ações são baseadas na avaliação do risco, gerenciamento do risco e comunicação do risco.
O principal instrumento de ação da Visa é a norma sanitária, ou seja, a legislação que especifica o que está certo e errado, o que pode e o que não pode ser feito pelo setor regulador. Ela cria normas e padrões sanitários, fiscaliza o cumprimento dessas normas, pune os infratores, quando necessário e informa, orienta.
A Visa atua em todas as esferas de nossas vidas, pois estamos sendo expostos constantemente a diversos riscos a saúde, o risco existe no consumo de medicamentos, vacinas, alimentos, material de limpeza, cosméticos, agrotóxicos e hemoderivados; existe risco na circulação internacional de pessoas e mercadorias, risco no uso indevido de tecnologia e matérias primas, etc... Por conta disso a Visa esta presente num campo muito grande de atuação.
RISCOS SANITÁRIOS
Riscos sanitários são os perigos que podem ameaçar a nossa saúde no dia a dia, quando consumimos um produto ou determinado serviço. São classificados em ambientais, ocupacionais, iatrogênicos, institucionais e sociais.
O risco ambiental esta relacionado à qualidade da agua consumida, ao lixo, a poluição do ar, do solo, etc.; o risco ocupacional esta relacionado ao ambiente de trabalho; risco iatrogênico esta relacionado ao tratamento medico ou uso de serviços de saúde; riscos institucionais em relação às condições físicas, higiênicas e sanitárias de estabelecimentos públicos e riscos sociais relacionados às condições familiares, financeiras e afetivas das pessoas. Exemplo de riscos sanitários: produtos de beleza que provocam alergia, vazamento de produto tóxico.
Os profissionais atuantes na Visa são de várias áreas de conhecimento especifico, métodos e técnicas, sendo uma pratica multidisciplinar que conta com o trabalho e com conhecimentos técnicos de profissionais de nível médio e superior de varias áreas como química, medicina, etc..
No Brasil existem vários órgãos e instituições que regulam produtos e serviços que oferecem riscos a saúde da população como o Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA); Ministério do meio ambiente (MMA); Ministério do desenvolvimento, indústria e comercio exterior (MDICE); Ministério do trabalho e emprego (MTE) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MIT).
...