Vigilância Ambiental Pronto
Por: Albertth Lima • 12/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE ENFERMAGEM
VIGILÂNCIA AMBIENTAL
BELÉM – PA
2018
ALBERTTH ALEX DA SILVA LIMA
DIEGO BARROSO SARGES
MONIQUE VITORIA ARAGAO DOS SANTOS
EMERSON WILSON DA COSTA MARTINS
WANNE LETÍCIA SANTOS FREITAS
VIGILÂNCIA AMBIENTAL
Trabalho apresentado à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará como critério para obtenção de conceito referente à Atividade curricular Métodos Quantitativos em Saúde
Prof. Dr. Vera Lucia De Azevedo Lima
BELÉM – PA
2018
INTRODUÇÃO
A vigilância em Saúde Ambiental (VSA) é um conjunto de medidas que tornam conhecidas e detectam mudanças em fator que determinam a saúde humana, ela tem a finalidade de proporcionar medidas preventivas e de controle em relação a doenças. Ela possui as seguintes áreas de atuação: Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Vigiágua); Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos (Vigiar); Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos (Vigipeq); Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres (Vigidesastres) e Vigilância em saúde ambiental relacionada aos fatores físicos (Vigifis).
O trabalho exposto feito por acadêmicos de enfermagem da UFPA feito no Bosque Rodrigues Alves, localizado na Av. Alm. Barroso, 2305 - Marco, Belém – PA, constatou que existem boas medidas preventivas, porém há lugares dentro do mesmo que deixam de cumprir normas sanitária básicas, pondo em risco a vida não só de pessoas como dos animais que ali residem, expostos constantemente a ambientes potencialmente endêmico, devido ao descompromisso dos visitantes diários, que tratam o espaço de forma similar a um lixão a seu aberto, pois ao consumir os alimentos oriundos de quiosques tanto internos como externos, estes despojam seus resíduos no meio das plantas, no caminho, na jaula dos animais, embora o bosque disponha de lixeiras espalhadas estrategicamente, embora algumas apresentem avarias, e que de acordo com o relato de alguns funcionários estão danificadas há bastante tempo.Com isso, constata-se que existe a necessidade de uma melhor fiscalização, pra promover a manutenção da saúde tanto das pessoas(visitante e funcionários) quanto o dos animais que ali residem, além que preservar o caráter lúdico do local, proporcionando a população da cidade de Belém do Pará, uma local para se visitar com a família e aproveitar o ambiente, que com pequenas iniciativas pode ser melhorado.
DESENVOLVIMENTO
A vigilância ambiental em saúde é um conjunto de ações que proporciona a detecção de qualquer mudança no fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, tem como finalidade identificar as medidas de prevenções e controle dos fatores de riscos ambientais que podem interromper o processo de saúde. No brasil, o órgão responsável por tal ação é a FUNASA fundação nacional de saúde, e com base no decreto de 8 de maio de 2000 que estabelece à FUNASA como órgão autônomo e responsável na gestão do sistema nacional de vigilância ambiental.
Ademais, é possível observar os evidentes os sinais de deterioração do ambiente em escala planetária. A degradação progressiva dos ecossistemas, a contaminação crescente da atmosfera, solo, água, bem como o aquecimento global são exemplos dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente. O Ministério da Saúde, baseado na busca da intersetorialidade e fundamentado no conhecimento de que o ambiente não deve estar pautado somente dentro da ótica ambiental mas também da saúde, instituiu o campo de conhecimento “Saúde Ambiental” e favoreceu a criação e implementação de programas de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA).
Nesse sentido, foi elaborado indicadores de saúde do ambiente visando o controle dos riscos ambientais: Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Vigiágua); Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos (Vigiar); Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos (Vigipeq); Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres (Vigidesastres) e Vigilância em saúde ambiental relacionada aos fatores físicos (Vigifis).
A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) tem como atribuições propor, recomendar e adotar medidas de promoção e prevenção da saúde, vigilância de fatores ambientais que interferem na saúde humana, contribuindo com a atenção integral e qualidade de vida da população.
A pesquisa realizada por acadêmicos de enfermagem da UFPA feito no Bosque Rodrigues Alves, localizado na Av. Alm. Barroso, 2305 - Marco, Belém – PA, constatou a má condição ambiental do local, segundo as exigências da vigilância ambiental.
A visita realizada no dia 30 de outubro, mostrou o total abandono do espaço recreativo no centro de Belém, o bosque rodrigues Alves, O local apresentou problemas referentes a higienização e infraestrutura, impulsionado, certamente, pelo abandono dos atuais governos.
Outrossim, destaca-se a má higienização dos estabelecimentos comerciais dentro do bosque, os funcionários responsáveis por preparar alimentos não estavam com equipamento necessários e seguindo os padrões de higienização sendo, assim, um fácil acesso de propagações de doenças parasitarias.
...