A Análise do SUS
Por: Tha.f • 8/6/2020 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
Em 1988, a Constituição Federal estabeleceu que a saúde fosse um direito da população brasileira. Dessa forma, a constituição determinou que o estado prestasse serviços de saúde a população, contribuindo para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa perspectiva, o SUS foi criado em 1990, após a promulgação das Leis 8080 e 8142, de forma a garantir serviços de saúde que visam a universalidade, integralidade e equidade no atendimento. [pic 1]
O surgimento do SUS foi fundamental para combater doenças infecciosas que surgiam devido a migração dos cidadãos residentes na zona rural à zona urbana, a qual não possuía infraestrutura adequada, ainda ocorreu o envelhecimento populacional, diminuição da taxa de natalidade e aumento da mortalidade. Graças a descentralização dos fundos e poder do governo federal aos estaduais e municipais, foi possível amenizar os fatores citados que contribuíram para o surgimento de novas infecções.
Nesse sentido, faz-se necessário ressaltar que o SUS é o único sistema de saúde existente no mundo que os gastos com saúde pública são menores que os gastos do setor privado. Ademais, ao longo do tempo o sistema incluiu na rede medicamentos genéricos, produção de diversos produtos fundamentais de acordo com a região, fornecimento de vacinas para imunização de 20 doenças, redução da hospitalização e maior controle da taxa de mortalidade.
Todavia, o progresso do sistema enfrenta desafios devido a falta de reajuste do financiamento, principalmente nos municípios menores, diferenças na cobertura do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) nas regiões brasileiras, extinção do programa Mais Médicos feito com o governo cubano, falhas em definições quanto a regularização do SUS, dentre outros fatores.
Portanto, para o aperfeiçoamento do SUS faz-se necessário algumas medidas corretivas como aumento dos recursos humanos, planos de carreira para os trabalhadores do SUS, suporte financeiro, principalmente aos municípios menores, investimento em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, debates entre os trabalhadores e os governantes.
...