A Avaliação On-Line Desafio Colaborativo
Por: jrjunior23 • 15/11/2020 • Trabalho acadêmico • 407 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
NOME DA INSTITUIÇÃO: UNG UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
NOME DO CURSO: FARMÁCIA EAD
NOME DA DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: ROBSON JOSE SILVA DE SANTANA; GISLAINE MESQUITA DA SILVA; THALITA MANOELA SOUSA DA CUNHA.
NOME DO TUTOR: RAPHAEL BARROSO PIRES FERREIRA
ALUNO: LAURA LUIZ CARNEIRO
Responsabilidade Socioambiental são ações promovidas em respeito ao meio ambiente com objetivos de sustentabilidade. Ela evidencia que todos são responsáveis por preservar o meio ambiente: Empresas, população e governo. São três os aspectos chamados pilares da sustentabilidade que devemos compreender para entender o conceito socioambiental, são eles: Social, Ambiental e Econômico. Se não houvesse pessoas e nem bens para trocar não precisaria haver economia, sem a economia a sociedade não existiria. Porém o único aspecto que coexiste independente dos dois primeiros é o ambiental, pois é independente, não precisa de pessoas, nem de economia e nem de bens para se manter.
INTRODUÇÃO: Partindo disso, ao ser convidada para realizar um projeto socioambiental da Empresa CONSTRULAR, fabricante de tijolos e cerâmicas, e guiada pelo pensamento sistêmico, esquematizei o projeto identificando a relação da atividade humana com o meio ambiente, propondo para a empresa a fabricação de tijolos ecológicos (solo-cimento).
OBJETIVOS: O principal objetivo é mostrar que a utilização da tecnologia com tijolos ecológicos pode ser mais vantajosa que as técnicas convencionais de construção, mostrando não apenas a qualidade e custo do produto, mas a capacidade sustentável de sua utilização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Mostrar para a Empresa CONSTRULAR as vantagens da implantação, colocando o produto em uso. Empregando orçamento em duas obras utilizando o tijolo convencional e o ecológico, e elaborando planilha de custos que comparem a efetividade de redução dos custos quando se utiliza o tijolo ecológico.
JUSTIFICATIVA: Os tijolos ecológicos são muito resistentes, pois permitem o uso de areia, resíduos das usinas siderúrgicas, que empregando cimento e água geram peças padronizadas. Evita-se o uso do barro vermelho, que é umas das causas de degradação do meio embiente em sua extração. Outra vantagem é que não necessitam de fornos em seu processo de produção, sendo mais uma vantagem ao meio ambiente, com isso a natureza sofre menos com a poluição por resíduos da construção civil.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
BRASIL. Ministério do meio ambiente. Responsabilidade socioambiental. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental.html> Acesso em 20 Set.2020.
MIRANDA, Thais. Responsabilidade Socioambiental. 2ª Ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
Por Guilherme Santos Sampaio Ingrid Elena Schnoor Nunes. Estudo interdisciplinar da viabilidade de aplicação do tijolo de solo-cimento na construção civil: economia aliada à sustentabilidade. Disponível em: < http://www.metallum.com.br/22cbecimat/anais/PDF/116-057.pdf> Acesso em 20 Set. 2020.
...