ANALISE DAS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DECORRENTES AO USO DO TABACO
Por: suzakape • 19/11/2017 • Projeto de pesquisa • 4.224 Palavras (17 Páginas) • 382 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E MISSÕES CAMPUS DE SANTO ÂNGELO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
[pic 1]
ANALISE DAS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DECORRENTES AO USO DO TABACO
Suzana Kapelinski
Santo Ângelo, novembro, 2016
SUZANA KAPELINSKI
Analise das alterações hematológicas decorrentes ao uso do tabaco
Projeto de pesquisa realizado na disciplina de Trabalho de Graduação I, como requisito para obtenção do Título de Bacharel em Farmácia, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo, Departamento de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia.
Prof. Ms. Lisiane Piltz
Santo Ângelo, novembro, 2016
RESUMO
Introdução: O tabagismo é um grave problema de saúde publica que persiste em indivíduos fumantes. Esse problema de saúde vem sendo considerado a causa de inúmeras alterações hematológicas, resultando em valores discrepantes no hemograma e ocasionando um falso negativo no diagnostico de certas patologias que para os laboratoristas é o motivo de erros pré analíticos. Objetivo: Verificar as alterações hematológicas em fumantes e não fumantes. Materiais e métodos: O presente trabalho será um estudo observacional transversal e prospectivo, na qual a amostra será composta por indivíduos maiores ou igual há 18 anos residentes do município de Santo Ângelo, sendo composta essa amostra pelos indivíduos não fumantes e indivíduos fumantes que fumam no mínimo 10 cigarros por dia num período de um ano. As amostras para os fumantes serão coletadas através de questionários e uma amostra de sangue periférico, na qual será realizado o hemograma, já em não fumantes somente será coletado uma amostra de sangue periférico para a realização dos exames hematológicos.
Palavras chave: tabaco, saúde publica, hemograma.
ABSTRACT
Introduction: Smoking is a serious public health problem that persists in individuals who smoke. This health problem has been considered the cause of numerous hematological alterations, resulting in discrepant values in the hemogram and causing a false negative in the diagnosis of certain pathologies that for the laboratory is the reason for pre-analytical errors. Objective: To verify hematological changes in smokers and nonsmokers. Materials and methods: The present study will be a cross-sectional and prospective observational study, in which the sample will be composed of individuals greater or equal for 18 years residents of the municipality of Santo Ângelo, this sample being composed by non-smokers and smoking individuals who smoke in the Minimum of 10 cigarettes per day within a period of one year. Samples for smokers will be collected through questionnaires and a peripheral blood sample, in which the hemogram will be performed, and in the non-smokers only a peripheral blood sample will be collected for hemotological examinations.
Key words: tobacco, public health, blood cell count.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. HIPÓTESE 7
3. JUSTIFICATIVA 7
4. OBJETIVOS 8
4.1. OBJETIVO GERAL 8
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
5. REFERENCIAL TEÓRICO 9
6. MATERIAIS E MÉTODOS 15
6.10.1. Coleta de dados 17
7 ASPECTOS ÉTICOS 17
8 CRONOGRAMA 18
9 ORÇAMENTO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
ROTEIRO DA PESQUISA
ESCOLHA DO TEMA
Tabagismo
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Alterações hematológicas em tabagistas
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Analisar os parâmetros hematológicos em fumantes e não fumantes?
- INTRODUÇÃO
O Tabaco é uma planta pertencente à família das Solanáceas constituída como espécie botânica Nicotiana tabacum sendo a principal fonte de nicotina. É através dessa planta e outros constituintes que se obtém o cigarro, que é o principal causador de mortes evitáveis no mundo inteiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o numero de fumantes aumentará no ano 2000 a 2030 de 1,2 bilhões para 1,6 bilhões e o número de mortes anuais aumentará de 4,9 milhões para 10 milhões. Portanto, a cada ano o numero de fumantes aumenta e consiste em persistir principalmente em países de baixa renda e escolaridade.
O tabagismo vem se tornando um grave problema de saúde publica que persiste em indivíduos fumantes. Esse problema de saúde vem sendo considerado a causa de inúmeras alterações hematológicas, resultando em valores discrepantes no hemograma e ocasionando um falso negativo no diagnostico de certas patologias. Portanto, o tabagismo é considerado pelos laboratoristas o motivo de erros pré analíticos, causado pelos pacientes que costuma fumar.
Nos fumantes (grupo não controle) e não fumantes (grupo controle), será realizado a determinação dos parâmetros hematológicos na contagem do numero de eritrócitos, hemoglobinas, índices hematimétricos, a diferenciação dos agrupamentos de leucócitos e plaquetas em ambos os grupos. Entretanto espera-se haver diferenças entre esses parâmetros hematológicos quando comparados em indivíduos fumantes e não fumantes.
...