ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR-ASCES
Por: Nicoly Nery • 26/4/2019 • Relatório de pesquisa • 621 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR-ASCES
FACULDADE ASCES
CURSO DE BIOMEDICINA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
MINELLYS CECÍLIA DE OLIVEIRA ALCÂNTARA
CARUARU/PE
2014
MINELLYS CECÍLIA DE OLIVEIRA ALCÂNTARA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
Relatório da aula prática de extração de DNA da mucosa bucal, da disciplina de Genética, para a nota da 1ª (primeira) Unidade, da Faculdade ASCES, do curso de graduação em Biomedicina.
CARUARU/PE
2014
INTRODUÇÃO
Através da experiência realizada em laboratório da extração de DNA da mucosa bucal, foi possível a aplicação dos conteúdos compreendidos em aula. Mas primeiro são necessárias referencias para argumentação do experimento.
O objetivo do experimento em questão era a extração do DNA. O DNA é uma macromolécula orgânica que contem as informações genéticas e está presente em todos os seres vivos, com exceção apenas de alguns RNA-vírus. É formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. Em português, a sigla DNA significa acido desoxirribonucleico e embora possa parecer complicado, essa sigla da nome a esse acido nucleico que na sua pentose falta um oxigênio. Essa importante molécula contém as informações básicas para a formação do ser vivo e para que ele possa se reproduzir.
O DNA é formado por unidades menores chamadas de nucleotídeos. Existem quatro tipos de nucleotídeos, representados pelas letras A, C, G e T. as formas como esses nucleotídeos se arrumam é que faz com que seres vivos sejam diferentes um dos outros. E por isso, as mínimas mutações ocorridas apenas um nucleotídeo de sua fita pode alterar a produção de uma proteína importante e causar doenças genéticas, que podem comprometer o ser vivo. Assim, os quatros tipos de nucleotídeos se arrumam de diversas maneiras na molécula de DNA, formando os diferentes seres vivos.
Uma molécula de DNA é formada por duas fitas de nucleotídeos, que ligados pelas pontes de hidrogênio, forma o que é chamado de dupla hélice. Esse modelo, proposto pela primeira vez pelos cientistas americanos James Watson e Francis Crick mudou a historia da Biologia. Nessa fita, as bases nitrogenadas seguem o seguinte padrão de combinação: A (adenina) sempre se liga com T ( timina), e o C (citosina) com G (guanina). A simples combinação dessas letras é o que forma os seres vivos.
Pouco mais de 50 anos se passaram desde a descoberta de estrutura do DNA e hoje assistimos a um espantoso avanço nesta área de pesquisa. As discursões sobre o DNA estão em toda parte: clonagem, Projeto Genoma, alimentos transgênicos, testes de paternidades; são varias as aplicações desse novo conhecimento, que também levanta questões éticas fundamentais que os cientistas tentam responder.
OBJETIVOS
Esse experimento teve com objetivo a extração de moléculas de DNA da saliva. Aplicando os conhecimentos adquiridos m aula sobre o DNA, esse experimento serve como complemento para as atividades realizadas em sala de aula e para enriquecimento da aprendizagem dos alunos.
Material utilizado
1 BECKER
1 BASTÃO DE VIDRO
1 ESCOVA
AGUA MINERAL
SAL
DETERGENTE
ALCOOL ABSOLUTO GELADO
METODO
- Misturar a agua com o sal até a sua dissolução
- Passar a escova no interior da boca, fazendo soltar as células da mucosa.
- Ingerir o líquido e fazer movimentos não bruscos
- Desprezar no Becker
- Adicionar detergente
- Adicionar o álcool absoluto pela borda do Becker
- Observar a precipitação.
RESULTADOS
Uma nuvem branca começa a se formar na solução, com o bastão de vidro é possível ver o DNA se enrolando no bastão.
...