Aula Prática Volumetria de Neutralização
Por: tamiemartins • 27/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 605 Palavras (3 Páginas) • 522 Visualizações
Universidade Federal de São Paulo
Instituto de Ciências Ambientais, Química e Farmacêuticas
Curso: Química, Disciplina: Química Analítica Geral Experimental
Professores: Dário Santos Junior e Geórgia Labuto
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
Preparação e padronização de solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L
Preparação:
Pesar em vidro de relógio aproximadamente 2,00 g de NaOH (39,997 g/mol) em balança analítica. Transferir a massa de NaOH para um béquer adicionar com o auxílio de uma proveta 100 mL de água destilada (i.e. previamente fervida, isenta de CO2 e já fria). Após dissolução, completar o volume para
500 mL de água (destilada isenta de CO2), homogeneizar a solução e guardar em frasco plástico previamente limpo e seco. Rotular o frasco, identificando-o também com turma, curso, nome e data. Deve-se ressaltar que como a solução de NaOH vai ser padronizada os erros relativos à imprecisão volumétrica das vidrarias usadas podem ser, neste caso, desprezados. Alternativamente, a solução pode ser preparada em balão volumétrico de 250 mL em duas repetições.
Padronização:
Proceder à padronização da solução de NaOH (39,997 g/mol) com o padrão primário hidrogenoftalato de potássio (i.e. biftalato de potássio, KHC8H4O4, 204,222 g/mol), já previamente dessecado em estufa a 120 ºC até peso constante. Pesar em balança analítica cerca de 0,50 g de hidrogenoftalato de potássio (± 0,05 g) e transferir para um Erlenmeyer de 125 mL. Adicionar 25 mL de água destilada fria isenta de CO2. Após dissolução adicionar 3 gotas de solução indicadora de fenolftaleína e titular com a solução de NaOH 0,1 M até aparecimento de coloração rósea clara. Os desvios relativos à média dos resultados expressos em molaridade não devem ser superiores a 0,3%. Repetir a padronização caso o desvio seja maior que 0,3%.
Volumetria de neutralização de um ácido forte
Determinação da concentração de HCl em solução
Retirar uma alíquota de 25 mL da solução de HCl (36,461 g/mol) fornecida no laboratório e transferi-la para um erlenmeyer de 125 ou 250 mL. Adicionar 20 mL de água destilada e 4 gotas do indicador ácido-base. Titular com a solução de hidróxido de sódio (i.e. previamente padronizada) até a viragem do indicador. Faça no mínimo três determinações. Com os dados obtidos calcular a concentração de HCl e expressá-la em molaridade. Os desvios relativos à média dos resultados expressos em molaridade não devem ser superiores a 0,3%. Repetir a determinação caso o desvio seja maior que 0,3%. Verifique o pH antes de adicionar a solução de NaOH e ao final da titulação.
Volumetria de neutralização de um ácido fraco
Determinação da acidez total em vinagre comercial
A análise de vinagre inclui, entre outras, as determinações de acidez total, acidez fixa e acidez volátil em ácido acético (60,046 g/mol). O vinagre é um produto não destilado resultante da fermentação acética de um mosto contendo álcool etílico e tem o ácido acético como principal componente ácido. Neste sentido, é comum representar o teor de ácidos em vinagre em termos de ácido acético. A maioria dos vinagres contém de 4 a 6% (m/v) de ácido expresso como ácido acético. Neste procedimento, determinar-se-á a acidez total do vinagre.
...