Relatório aula prática de volumetria
Por: Rosinei Godoy • 15/3/2019 • Relatório de pesquisa • 364 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Experimento:
Desenvolvimento de habilidades e técnicas do uso de recipientes volumétricos
OBJETIVO:
Conhecer equipamentos e técnicas de medida de volume em laboratório.
INTRODUÇÃO:
No trabalho de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente. A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão. Para efetuar tais medidas são empregados vários aparelhos, que são classificados em duas categorias:
Aparelhos calibrados para dar escoamento: a determinados volumes. Por exemplo: pipetas e buretas. As pipetas são de dois tipos: Volumétricas ou graduadas, são um tubo de vidro com um bulbo na parte central com um traço de aferição na parte superior. As pipetas graduadas, como o próprio nome diz, são um tubo de vidro com graduação de acordo com o volume que pode medir. Geralmente são de menor precisão que as pipetas volumétricas.
Aparelhos calibrados para conter determinados volumes: balões volumétricos. Os balões volumétricos são balões de vidro de fundo chato e gargalo comprido, providos de rolhas de vidro esmerilhadas. O traço de referência marcando o volume pelo qual o balão foi calibrado é gravado sobre o gargalo (bulbo). Assim quando for fazer a medida a parte inferior do menisco tem que coincidir com o plano do círculo de referência.
MATERIAIS E REAGENTES:
Material utilizado:
Becker; Erlenmeyer; Proveta; Pipeta volumétrica; Pipeta graduada; Pipeta automática; Balão volumétrico; Piceta; Pera de sucção.
Reagentes:
H2O
PROCEDIMENTO:
1.Primeiramente adicionou-se 50 ml de água na Proveta e lentamente fez a transferência para um Becker.
2.Foi adicionado água no Balão volumétrico até próximo a marcação, com o auxílio de uma Piceta foi feito o acerto do menisco.
3.Pipetou-se água com o auxílio de uma Pipeta e a pera de sucção, transferindo a água de um Becker a outro sem tocar o fundo do recipiente. Procedimento realizado com a Pipeta volumétrica, Pipeta graduada e a Pipeta automática.
Conclusão:
Foi observado que todas as medidas possuem um determinado erro, e o erro de uma medida muitas vezes é limitado pelo equipamento que é utilizado. O ideal é que as medidas sejam exatas e precisas, neste caso devemos sempre usar equipamentos que tenham maior precisão (buretas, balões volumétricos e pipetas). Caso não seja necessário a precisão podemos usar equipamentos de medidas aproximadas (cilindros graduados ou provetas).
Referências bibliográficas:
Apostila de Práticas de Laboratório – Professor Sérgio Montagnoli Junior
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/analise-volumetrica.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/tipos-volumetria.htm
...