Automedicação: Por que a prática é tão comum entre as pessoas
Por: helllencampos26 • 14/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.880 Palavras (8 Páginas) • 215 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL BETEL
SARAH PEIXOTO NASCIMENTO, HELLEN CAMPOS GONÇALVES, LUCAS DA SILVA SANTOS, MATHEUS GARCIA DUARTE, THYAGO ALLYSON ARAUJO DUARTE
AUTOMEDICAÇÃO: POR QUE A PRÁTICA É TÃO COMUM ENTRE AS PESSOAS?
QUEIMADOS, 2017
Centro Educacional Betel
Sarah Peixoto Nascimento, Hellen Campos Gonçalves, Lucas da Silva Santos, Matheus Garcia Duarte, Thyago Allyson Araujo Duarte
Automedicação: Por que a prática é tão comum entre as pessoas?
Atividade de conclusão do 9° ano apresentada como exigência parcial para conclusão do ensino fundamental, sob orientação do professor Alan de Oliveira Teixeira.
Queimados, 2017
SUMÁRIO
Introdução----------------------------------------------------------------------3
1.O que é automedicação?----------------------------------------------------5
2.Por que as pessoas se automedicam?--------------------------------6
3. Perigos da automedicação-----------------------------------------------
4. A importância da orientação do farmacêutico para o uso de medicamentos CONCLUSÃO9
REFÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS10
INTRODUÇÃO
O trabalho aborda a prática da automedicação, bem como os motivos pelos quais ela se torna comum entre as pessoas além de seus riscos decorrentes.
Todo o trabalho será realizado por meio de pesquisas bibliográficas em sites e outras fontes de conhecimento.
Em cada tópico, por meio de uma discussão crítica será retratado pontos importantes sobre a prática de modo a instruir e orientar sobre este assunto.
O primeiro tópico explicará do que se trata a automedicação, e os principais dados dessa prática em nosso país. No segundo tópico, serão descritos os motivos que levam as pessoas recorrerem a tal ação. Já o terceiro tópico, tratará sobre os perigos ocasionados por essa prática, e por último, será abordada a importância de consultar um profissional especializado, médico e farmacêuticos, antes de fazer o uso de qualquer medicamento.
1.O QUE É AUTOMEDICAÇÃO?
De acordo com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), a automedicação pode ser definida pela prática de fazer autodiagnostico de doenças a partir de sintomas que estejam sendo percebidos pelo individuo que dessa forma utiliza medicamentos por conta própria ou por indicação de um amigo, familiar ou responsável. Tal fato é comum para o uso de medicamentos que podem ser consumidos sem prescrição de um profissional de saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a automedicação é uma pratica permitida, desde que com uma orientação correta, o problema é quando ela se torna um hábito.
Em nosso país, tomar medicamentos por conta própria é um hábito cultural, principalmente quando há dor, mas as pessoas precisam ter conhecimento que algum tipo de dor é sinal de que há algo errado no corpo, é o momento em que se deve consultar um especialista.
Foram realizadas duas pesquisas, pelo ITCQ sobre o assunto no Brasil. A primeira pesquisa ocorrida em 2014 constatou que o índice de medicações por conta
própria era de 76%. Já em 2016, uma segunda pesquisa mostra que esse número mudou para 72%, porém nessa nova pesquisa constatou-se que 40% da população tem realizado autodiagnóstico por meio da Internet.
Na pesquisa realizada em 2016, foram entrevistadas 230 pessoas, em 16 cidades do país, e apesar da queda, o número de pessoas que se automedicam é preocupante, segundo o condutor do estudo, Marcus Andrade, diretor de pesquisa do Instituto de Pesquisa e pós-graduação para o Mercado Farmacêutico da ITCQ, um fato importante desse levantamento foi os 40% que fazem autodiagnostico por meio da internet, segundo ele, quem faz esse tipo de diagnostico, não tem conhecimento ou ignoram o fato de existirem diferentes tipos de doenças que podem ter sintomas semelhantes e não levando em consideração esse fator, acabam se baseando em uma delas para fazer o diagnóstico.
É importante também ressaltar que muitos dos que se automedicam aumentam as dosagens ou não respeitam o tempo em que certo medicamento deve ser tomado podendo trazer vários riscos à saúde.
2. POR QUE AS PESSOAS SE AUTOMEDICAM?
A superlotação de postos e hospitais torna o atendimento ao público demorado e deste modo, faz com que as pessoas procurem o caminho mais fácil, a farmácia ou o armário de casa, onde não é preciso enfrentar grandes esperas e um mal atendimento. E se engana quem acha que apenas as redes públicas são alvo de reclamações, aqueles que podem pagar um plano de saúde também enfrentam dificuldades no atendimento.
Alguns dos quais fazem o uso de fármacos sem prescrição sabem os ricos que correm, mas admitem que, com a dificuldade de agendamento, a pratica acabou virando um hábito. A aposentada Dalva Nogueira Miranda, de 70 anos, conta que por essas dificuldades prefere recorrer a automedicação, “Tenho um clínico geral com quem me trato a anos pelo plano de saúde, mas às vezes demora um mês para conseguir consulta aí, dependendo do que estou sentindo, já tomo um remédio e pronto, melhoro”, ela tem sempre na ponta da língua os melhores medicamentos, “ estou sempre indicando para as pessoas. De médico e louco todo brasileiro tem um pouco”, brinca.
É possível também ser citado como uma das causas, a facilidade de se adquirir medicamentos em farmácias, onde muitas delas há remédios,
...