Ava direito resenha
Por: Vivian Rocha • 18/4/2015 • Resenha • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 525 Visualizações
Anhanguera Educacional
Faculdade Anhanguera de Brasília
Curso de Farmácia
PARASITOLOGIA
Aluno: Renato Lucio Ribeiro Gomes
RA:6247221227
Série: 5º A
Professor: Julio
BRASILIA 2015
Anhanguera Educacional
Faculdade Anhanguera de Brasília
Curso de Farmácia
TOXOPLASMOSE
Aluno: Renato Lucio Ribeiro Gomes
RA:6247221227
Série: 5º A
Professor: Júlio
BRASILIA 2015
Sumário
INTRODUÇÃO
TOXOPLASMOSE
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vai falar sobre a toxoplasmose que é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida causada pelo toxoplasma gondii, encontrada nas fezes de gatos e outros felinos. Que a cada dia vem crescendo entre a população, pelas quais o seus efeitos podem causar vários problemas de saúde não sendo cuidada de forma correta. Os seus sintomas são parecidos com a da gripe como: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta entre outras.
E objetivo desse trabalho informar as formas de contaminação, os sintomas, modo de prevenção e principalmente o tratamento para levar a cura.
A metodologia utilizada foram pesquisa bibliográfica, enriquecida com site referente a saúde.
TOXOPLASMOSE
Toxoplasmose e uma zoonose (animal-doença) que infecta o gato e outras espécies de vertebrados homeotérmicos (animais que conseguem manter a temperatura do seu corpo constante), e causados por um protozoário chamado toxoplasma gondii. No adulto ela se manifesta com vários quadros febris, e com linfadenopatia, já nas crianças infectadas uma forma subaguda de encefalomielite e coriorretinite. Ela e uma infecção oportunista que se manifesta com grande gravidade quando, o paciente venha esta com seu estado imunológico debilitada.
A forma do toxoplasma gondii e parecida com o esporozoito de um coccidio, e bem longo, encurvado (parecido com a imagem de uma banana) , suas medidas são de 4 a 8 µm de comprimento por 2 a 4µm de largura. Observando em lentes microscopia pode se identificar com duas membranas uma externa e outra interna.
Toxoplasma gondii e um parasita que obrigatoriamente se aloja intracelular por onde invade varias células dos hospedeiros, geralmente eles têm uma maior afinidade por células do sistema fagocitico monuclear, leucócitos, e para as células parenquimatosas. Observou–se que os toxoplasmas não apresentam sempre a mesma infectividade e virulência. Os resultados variam segundo a fonte de onde se isolou o parasito.
O gato e o hospedeiro definitivo, porque no seu intestino desenvolve-se a fase sexuada do parasito e a produção de oocistos. Nas quais suas fezes contaminam o meu ambiente e acontece o ciclo biológico de toxoplasma gondii e por fim o homem acaba se contaminando.
O quadro da doença, no homem, varia consideravelmente sobre tudo em função da idade em que se contamina. Por isso ela pode ser dividida em duas formas de toxoplasmoses-doença: a congênita ou neonatal e a dos adultos e crianças maiores.
Toxoplasmose congênita ou neonatal: mulheres infectadas pela infecção crônica não contaminam seus filhos durante o seu desenvolvimento intra-uterino( no útero), também não se tem relatos e provas que se pode provocar o aborto. Mas já as que contraem a toxoplasmose durante a gravidez essas sim estão sujeitas a alta gravidade, com vários problemas (lesões oculares graves, edema da retina, entre outras).
Toxoplasmose Pós-natal: não se pode definir o período de incubação, pode ser de 5 a 20 dias ou meses para ocorre os sintomas. Os mais frequentes quando o quadro esta muito grave são: formas subclínicas, sem febre, febris com adenopatia, com adenopatia sem febre, dentre outros como mal-estar, mialgia, cefaleias e anorexia.
A toxoplasmose pode ser uma doença absolutamente assintomática ou provocar quadros graves no miocárdio, fígado, e músculos, encefalite e exantema maculo-pápula (vermelhidão pelo corpo em forma de pequenas manchas e pápulas).Destaca-se seus principais sintomas: febre, manchas pelo corpo, linfadenopatia ou seja ínguas espalhadas pelo corpo, dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira. Lesões na retina.
Quanto a seu tratamento não se tem uma resposta concreta, existe controversas, pois tem poucos estudos clinico com respeito a posologia e a duração da terapia. Acredita-se que as drogas efetivas são poucas e bastante toxicas ao corpo humano. Apesar de que os únicos que se mostram eficácias contra a toxoplasmose aguda em pacientes adultos, são as de sulfonamidas com pirimetamina. Vários outros medicamentos já estão disponível para se tratada essa doença dentre eles a sulfadiazina, que seu tratamento varia de duas a quatro semana dependendo do quadro clinico podendo ser utilizado na dosagem de 100 a 125 mg/kg de peso do paciente ao dia, podendo ser divididas em quatro doses por via oral, se aparecer sintomas toxicológicos diminuir suas tomadas.
...