CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICO
Por: Isabel Barros • 16/4/2019 • Relatório de pesquisa • 576 Palavras (3 Páginas) • 468 Visualizações
FANEC
FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA
CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICO
PROFESSORA: WANESSA AZEVEDO
CURSO DE FARMÁCIA
JHULIETE DUARTE DA SILVA
LAURO RAFAEL
ISABEL BARROS
RELATÓRIO DE PESO MÉDIO DA RANITIDINA
NATAL-RN
2019
JHULIETE DUARTE DA SILVA
LAURO RAFAEL
ISABEL BARROS
RELATÓRIO DE PESO MÉDIO DA RANITIDINA
RELATÓRIO APRESENTADO COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO PARA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO-QUIMICA DO CURSO DE FARMÁCIA, SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA WANESSA AZEVEDO
NATAL-RN
2019
- INTRODUÇÃO
O fármaco utilizado para o peso médio foi o cloridrato de ranitidina 150mg. Foram analisados, de acordo com a Farmacopeia brasileira, 20 comprimidos revestidos do ativo. Para ser feita a análise, a turma foi dividida em cinco (5) grupos, onde cada grupo realizou o peso médio de quatro (4) comprimidos, para que, no final, fosse realizada a média dos vinte (20) comprimidos e verificados o desvio padrão e o coeficiente de partição ou desvio padrão relativo. Por ser um comprimido revestido, o mesmo não seria, de acordo com a Farmacopeia brasileira, submetido ao teste de friabilidade. Porém, para elevar o nível didático dos alunos, o teste foi realizado.
- OBJETIVO
Analisar se os comprimidos de cloridrato de ranitidina estavam de acordo com as especificações permitidas na Farmacopeia em relação ao desvio padrão e coeficiente de partição, considerando também a quantidade de seus excipientes, observando os aspectos visíveis do mesmo, como cor, formato, forma e sujidade.
- MATERIAIS E MÉTODOS UTILIZADOS
3.1 Materiais
- Comprimidos de Cloridrato de Ranitidina
- Balança analítica
- Gral com pistilo de porcelana
- Becker de 50 ml
- Bastão de vidro
- Tubos para ensaio
- Suporte dos tubos
- Papel de fitro
- Funil de filtração
- Papel e espátula para pesagem
- PROCEDIMNTO EXPERIMNTAL
Pesou-se cada comprimido de cloridrato de ranitidina individualmente e anatou-se o peso até a quantidade total de 20 comprimidos. Foi realizada a soma de todos os comprimidos e feita a divisão pela quantidade total analisada, obtendo o peso médio de 299.2mg. Após esse procedimento, colocaram-se os 20 comprimidos de cloridrato de ranitidina no aparelho para testar sua friabilidade (friabilômetro) durante 4 minutos em 25rpm (rotação por minuto). Ao final do processo, foi realizado novamente o cálculo do peso médio dos comprimidos inteiros, onde o peso médio final é subtraído do peso médio inicial. Se, ao final do processo a quantidade de pó perdida for inferior a 1,5% o fármaco estará dentro das especificações (DDE). Porém, caso essa porcentagem seja acima de 1,5%, estará fora das especificações (FDE), sendo reprovado no teste. Conforme já informado, esse teste foi realizado apenas a nível de conhecimento, pois comprimidos revestidos (que é o caso do cloreto de ranitidina analisado) não são submetidos a esse teste.
...