Conhecendo a Unidade Básica de Saúde
Por: rubiannali • 3/9/2018 • Relatório de pesquisa • 366 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
Nome da atividade: Conhecendo a Unidade Básica de Saúde
Aluno (a): Rubiana Lima de Carvalho
O objetivo da atividade realizada foi conhecer o funcionamento e a administração de uma Unidade Básica de Saúde.
Pude aprender com a observação que fizemos do PSF como ele é dirigido, os procedimentos que nele são realizados, como funciona a rotina dos seus funcionários e dos pacientes que lá frequentam. Aprendi também que a atenção primária de saúde funciona muito bem, ao contrário do que pensamos que o SUS é um sistema falido. Seus funcionários e gestores trabalham firmemente para que a Unidade Básica não seja apenas um lugar de consultas e procedimentos, mas um ambiente onde a população encontre qualquer tipo de atenção necessária, como uma simples conversa ou um pedido de conselho.
Na recepção do PSF pudemos observar como é feito o acolhimento das pessoas, o mapeamento do bairro, o agendamento das consultas e a disponibilidade dos médicos.
Na visitar domiciliar com a Agente de Saúde, vemos como o papel delas é necessário para conhecer cada paciente e seu núcleo familiar, para melhor atender a população.
Senti mais dificuldade em entender como funciona o acolhimento, e que ele não serve apenas para consultas, mas como dito anteriormente ele serve para realmente acolher a população em até mesmo ouvir um desabafo de quem precisa falar. O conhecimento sobre medicações também é importante para quem fica observando a farmácia entender o que cada paciente precisa. Pra mim não houve desafios relevantes, toda a equipe do PSF foi bastante gentil em explicar como cada área funciona. Fiquei bem feliz em saber que o SUS funciona sim, e que sua realidade e como a mídia o trata é bastante diferente. E como as pessoas são bem tratadas por esses profissionais da saúde.
A disciplina de Estágio 1 foi muito importante para o nosso conhecimento sobre a Rede Pública de Saúde e como ela funciona, principalmente dentro do PSF do bairro Padre Faria onde observamos os desafios e conquistas que os funcionários da área da saúde enfrentam. Poderíamos ter aproveitado mais se o horário do estágio fosse em um dia na semana destinado especialmente a ele, já que ficamos divididos com as outras obrigações que a UFOP nos propõe a fazer.
...