DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR – EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHA DE EUCALIPTO
Por: maria.sps • 24/1/2022 • Relatório de pesquisa • 1.380 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - ICEX DEPARTAMENTO DE QUÍMICA BELO HORIZONTE, MG, BRASIL |
Química Orgânica Experimental – Farmácia
RELATÓRIO No 01
DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR – EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHA DE EUCALIPTO
Maria Clara dos Santos Pereira e Silva
Belo Horizonte, 09 de dezembro de 2021
- INTRODUÇÃO
No processo de destilação por arraste a vapor são utilizados dois líquidos imiscíveis, normalmente água e o líquido a ser destilado. Dessa forma, atua como um procedimento de isolamento e purificação de substâncias e nesta prática será realizado o isolamento de óleo essencial de folha de eucalipto. O decorrer do processo se dá pelo aquecimento de um recipiente contendo água, que evaporará, e carregará moléculas do componente desejado. Em seguida, tal vapor passará pelo condensador e voltará a ser líquido. A composição de tal líquido recolhido, também chamado de hidrolato, depende da massa molecular dos componentes e suas pressões de vapor. A medida da composição pode ser realizada da seguinte maneira:
[pic 2]
pº de A pressão de vapor de A pº de B = pressão de vapor de B[pic 3]
Óleos essenciais são substâncias orgânicas e voláteis extraídas de plantas e representam uma importante matéria prima para as indústrias farmacêutica e cosmética. O processo de obtenção consiste em volatilizar o óleo com uma corrente de vapor de água. Seguindo os princípios da Lei de Dalton, a pressão de vapor total da mistura é inferior à pressão caso os líquidos estivessem puros, dessa forma a temperatura de ebulição será menor que 100 ºC a 1atm. O fato de ser realizado em temperaturas mais baixas constitui uma vantagem pois, compostos orgânicos como os óleos essenciais são sensíveis e podem se degradar em altas temperaturas.
Para a obtenção do óleo essencial presente na folha de eucalipto é comumente utilizada a destilação por araste de vapor. Ao ser extraído, a água vaporizada e óleo, condensam-se em condensador resfriado com água e a mistura é separada com funil de decantação, pois o líquido extraído é uma mistura de composto polar e apolar, constituindo assim uma mistura de líquidos imiscíveis.
Durante o processo de extração são utilizados solventes para a separação e isolamento de substâncias, como o clorofórmio por exemplo. No processo de lavagem é escolhido um solvente onde um dos componentes da mistura seja bastante solúvel nele e o outro seja insolúvel ou pouco solúvel. Como no caso da extração por arraste de vapor é utilizado água ela não se mistura ao diclorometano, ou outros solventes orgânicos, permitindo dessa forma a separação das fases aquosa e orgânica.
- OBJETIVOS
O procedimento teve como objetivo extrair o óleo essencial de folha de eucalipto, através do método de destilação por arraste a vapor e separar a fase orgânica da aquosa.
- MATERIAIS
- Erlenmeyer;
- Alonga;
- Condensador reto;
- Presilha;
- Garras;
- Mangueiras;
- Mufa;
- Balão de fundo redondo;
- Tubos de vidro;
- Aro;
- Tubo de segurança;
- Balão de destilação;
- Manta de aquecimento;
- Folhas de eucalipto picadas (76,89g);
- Água;
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foi montado o aparato de destilação de baixo para cima como mostrado na figura abaixo: [pic 4]
Figura 1- Aparato de destilação por arraste a vapor. Fonte: http://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/14/2780-17038.html
Foi adicionada água até em um pouco acima da metade da capacidade total do balão gerador de vapor além de fragmentos de porcelana, a fim de garantir uma ebulição sem turbulências. Em seguida, foi encaixado o tubo de segurança atentando-se ao fato de que ele deve estar submerso, mas não deve tocar o fundo do balão.
Em outro balão foram adicionadas as folhas de eucalipto picadas, aproximadamente 78g, com o auxílio de um bastão de vidro. Após foram encaixados os tubos de vidro que permitem a passagem de vapor de um balão ao outro e foi realizada o restante da montagem do aparelho de destilação por arraste a vapor.
O procedimento iniciou-se com o acionamento da manta aquecedora. A partir da ebulição da água foi possível observar a passagem do vapor pelos tubos de vidro e, em sequência, pelo balão contendo as folhas de eucalipto. Consequentemente, nas paredes internas do condensador pode-se visualizar a condensação desse vapor. Logo em seguida, houve a formação das primeiras gotas de destilado, as quais foram coletadas no erlenmeyer. Partes do aparelho de destilação podem ser cobertas por papel alumínio com o objetivo de mantê-las aquecidas. Após o fim da destilação, o aparato foi desmontado seguindo a ordem contrária da montagem, ou seja, de cima para baixo.
...