DISTÚBIOS DO MOVIMENTO INDUZIDOS POR DROGAS
Por: palomamartins00 • 17/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 4.303 Palavras (18 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISTÚBIOS DO MOVIMENTO INDUZIDOS POR DROGAS
São José dos campos
2013
DISTÚBIOS DO MOVIMENTO INDUZIDOS POR DROGAS
Monografia das Atividades Práticas Supervisionadas
Apresentada à disciplina de Química Farmacêutica
Orientação: Prof.ª
São José dos campos
2013
RESUMO
Nesta monografia será abordado sobre os distúrbios do movimento induzidos por drogas, principalmente por antidepressivos inibidores da receptação de serotonina. Os ISRS têm sido amplamente utilizados nas prescrições médicas por apresentar menos efeitos colaterais, porém vem apresentando essa consequência de importância clínica. A monografia relata sobre os usos, mecanismos de ação, efeitos colaterais e interações medicamentosas da fluoxetina e sertralina, apresentaremos um caso clínico de distúrbio em uma paciente que fazia uso desses fármacos. Abordamos também a doença de Parkinson, que podem ser ocasionada por alguns fármacos (neurolépticos).
Palavras-chave: Distúrbios do movimento induzidos por drogas. Antidepressivos. ISRS. Fluoxetina. Sertralina. Doença de Parkinson. Cinarizina. Flunarizina.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 MÉTODOS 6
4 DESENVOLVIMENTO _ _ 7
4.1 Antidepressivos 7
4.1.1 INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA 7
4.1.2 PROPIEDADES FARMACOLÓGICAS 8
4.1.3 EFEITOS ADVERSOS 8
4.2 Distúrbios do movimento induzidos por drogas (DMID) 9
4.2.1 DMID CAUSADOS POR ANTIDEPRESSIVOS 9
4.2.2 CASO CLÍNICO 11
4.2.3 INIBIDOR SELETIVO DA RECEPTAÇÃO DA SEROTONINA (ISRS) 12
4.2.4 FLUOXETINA 13
4.2.5 SERTRALINA _ 14
4.3 Doença de Parkinson 14
5 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
Os distúrbios de movimentos induzidos por drogas, conhecidos também como DMID, apresentam uma variedade de sintomas motores involuntários como coreia, discinesia tardia, distonia, acatisia, tremor e mioclonias, que podem ser causadas pelo uso de antidepressivos.
Esses sintomas podem interferir no relacionamento social, desenvolvimento de atividades motoras e atividades da vida diária, causando prejuízo funcional. São principalmente causadas por drogas que tem como fisiopatologia a potencialização das atividades noradrenérgica e/ou serotoninérgica no sistema nervoso central.
Pode ser feito diagnóstico clínico, fazendo exame neurológico e observação cuidadosa.
Nesta monografia discutiremos sobre as causas, os fármacos que levam ao desenvolvimento e exemplos desses distúrbios.
2 OBJETIVO
Discutir a respeito de distúrbios dos movimentos que são induzidos por drogas e explicar o mecanismo de ação, usos, interações medicamentosas e efeitos colaterais dessas drogas indutoras.
3 MÉTODOS
Para o desenvolvimento desta monografia, realizou-se pesquisa bibliográfica em sites da área da saúde com literatura indexada, livros texto e feitas discussões sobre os distúrbios que ocorrem no organismo.
As palavras-chave utilizadas foram: distúrbios do movimento induzidos por drogas, antidepressivos, ISRS, fluoxetina, sertralina, doença de Parkinson, cinarizina e flunarizina.
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 Antidepressivos
4.1.1 INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA
Os antidepressivos têm ações importantes sobre o metabolismo das monoaminas neurotransmissoras e seus receptores, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), aumentam suas quantidades na fenda sináptica1.
Alguns antidepressivos tricíclicos mais antigos, como a amitriptilina, doxepina e imipramina, possuem uma cadeia lateral amino-terciária e bloqueiam a captação neuronial de NE e da 5-HT, enquanto a clomipramina é seletiva de 5-HT 1.
...