Destilação Simples e Fracionada – Destilação por Arraste a Vapor
Por: YANNISALES • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 853 Palavras (4 Páginas) • 1.307 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RELATÓRIO II
Destilação Simples e Fracionada – Destilação por Arraste a Vapor
Discente: Yanni Sales Caruso
- Introdução
A destilação é um processo físico de separação de misturas homogêneas que serão analisadas ou utilizadas futuramente. As maneiras de separar e destilar misturas são: destilação simples, fracionada e arraste por vapor.
A destilação simples consiste na separação do líquido em forma de vapor, sendo que esse vapor é posteriormente condensado no condensador, nesse método é imprescendível que as substâncias da mistura tenham valores de pontos de ebulição diferentes.
A destilação fracionada é usada para separar misturas de dois ou mais líquidos miscíveis entre si que possuem diferentes tipos de pontos de ebulição, a técnica e aparelhagem tanto da de destilação simples quanto da fracionada são parecidos, mas a diferença é que antes do condensador, é utilizada uma coluna de fracionamento que tem como objetivo dificultar a passagem de vapor até o condensador.
A destilação por arraste por vapor é usado para separar misturas imiscíveis e que são insolúveis em água, neste processo é obtido óleos essenciais e outros líquidos obtidos de ervas, folhas, flores entre outros e podem ser utilizados em diversos ramos industriais.
- Objetivos
Avaliar se é possível separar uma mistura homogênea composta por duas substâncias observando seus respectivos pontos de ebulição e extrair o óleo essencial de cascas de laranja através da destilação por arraste por vapor.
- Parte experimental
- Destilação Simples e Fracionada
Os materiais utilizados foram:
- Balão de fundo redondo de 100mL;
- Pérolas de vidro;
- Bico de bunsen;
- Cabeça de condensador;
- Condensador simples;
- Garras;
- Mufas;
- Funil analítico;
- Proveta de 25mL;
- Tela de amianto;
- Termômetro;
- Argola;
- Unha;
- Suporte universal;
- Tubos de látex;
- Coluna de fracionamento (apenas na destilação fracionada)
Métodos:
- Destilação Simples
Num balão de 50mL acrescentar 30 mL da mistura junto a cerca de 5 pérolas de vidro. Verificar a alteração de temperatura com o termômetro preso à cabeça de destilação com rolha adequada, mantendo o bulbo à altura da passagem do vapor. Coloque o fluxo de água do condensador no sentido oposto ao fluxo de vapor. Controle o aquecimento. Recolha o material condensado em erlenmeyer ou proveta.
- Destilação Fracionada
O procedimento de destilação fracionada é parecido com a destilação simples, a não ser pela adição da coluna de fracionamento como descrito na figura 1.
Figura1. Aparelho de destilação fracionada.
[pic 3]
- Destilação por Arraste a Vapor
- Balão de 100mL
- Tubo Claysen
- Funil de Adição
- Cabeça de destilção
- Condensador
- Unha
- Coletor
Figura 2. Aparelho de destilação
[pic 4]
Foi retirado a casca de laranja, cortado em pequenos pedaços e colocado no balão de 100ml e completamos com 50ml de água destilada. Preenchemos com água o funil de adição e montamos a aparelhagem conforme a figura 1. Por fim, ligamos o fluxo de água do condensador e iniciamos o aquecimento do balão com a placa de aquecimento, quando a temperatura atingiu um determinado valor, as substâncias com baixo PE foi vaporizado e passaram para o condensador. Ao entrar no condensador, os vapores voltaram a se tornar líquido até cair no erlenmeyer.
Após atingirmos 50ml de líquido no erlenmeyer, fizemos o procedimento de separação das fases, transferiu-se a mistura para um funil de separação com a presença de diclorometano, agitou-se (como descrito na figura 2), e por fim, a mistura tornou-se homogênea (fase aquosa + fase orgânica). Transferiu-se a fase orgânica para outro recipiente e vimos o resultado da extração do óleo essencial da casca da laranja.
Figura 3. Procedimento para o uso do Funil de separação[pic 5][pic 6]
- Resultados e discussão:
- Destilação simples e fracionada
O resultado esperado para esse procedimento era que o ponto de ebulição mostrasse a substância escolhida. O primeiro líquido formado a partir de uma determinada temperatura seria da substância mais volátil e o segundo líquido formado seria o menos volátil. Seria comparado as temperaturas, do primeiro líquido formado e do segundo, e determinando quais substâncias seria.
...