ESCRITURAÇÃO E TRANSMISSÃO DAS MOVIMENTAÇÕES DOS PRODUTOS CONTROLADOS
Por: PRISCILLA92 • 1/6/2017 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
ESCRITURAÇÃO E TRANSMISSÃO DAS MOVIMENTAÇÕES DOS PRODUTOS CONTROLADOS
Documento: POP
01/2017
Data: 22/05/2017
Versão: 00
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
1. OBJETIVO
Estabelecer regras para a escrituração das movimentações dos medicamentos sujeitos ao controle especial e antimicrobianos no livro eletrônico da empresa, bem como as transmissões destas informações para o SNGPC/ANVISA.
1. RESPONSABILIDADE
Os procedimentos contidos neste POP estão direcionados aos farmacêuticos da empresa.
1. FREQUÊNCIA
Esse procedimento ocorre diariamente.
1. UTILIZAÇÃO DO LIVRO ELETRÔNICO
A empresa utiliza o sistema ALTERNATE como livro eletrônico, onde realiza as movimentações de entrada e saída de medicamentos sujeitos a controle especial. O acesso ao livro é feito por meio de senha pessoal e intransferível e sempre ao sair é realizado um backup dos arquivos.
O farmacêutico importa no sistema ALTERNATE todas as notas fiscais de entrada dos medicamentos, contendo: numero da nota fiscal, data da emissão, CNPJ do emitente, nome do medicamento, numero do M.S., apresentação, quantidade, lote e validade.
1. PROCEDIMENTO DE ESCRITURAÇÃO
No fechamento dos caixas é emitida uma conferencia diária, onde estão relacionados todos os registros de produtos controlados. Este relatório contem as seguintes informações: o código do produto, sua descrição e quantidade de medicamento dispensado no dia. Após a impressão do relatório, o farmacêutico verifica todos os receituários correspondentes as vendas do dia.
Encerrando a conferencia, é feita a escrituração dos receituários aviados com os seguintes dados: numero da notificação, data da prescrição, dado do emitente, dados do comprador, nome do medicamento, quantidade, numero de M.S., lote e validade. Os receituários são arquivados juntamente com as notas fiscais de entrada dos produtos.
1. PROCEDIMENTO DE TRANSMISSÃO DE ARQUIVOS AO SNGPC
Por meio do livro eletrônico ALTERNATE é gerado o arquivo XML, tanto inventario, quanto as movimentações diárias de entrada e saída e são realizadas as transmissões para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), conforme legislação vigente.
O SNGPC tem como objetivos:
* Monitorar a dispensação de medicamentos e substâncias entorpecentes e psicotrópicas e seus precursores;
* Aperfeiçoar o processo de escrituração;
...