Gestão de Empresas Farmacêuticas
Por: CavalcantiMa • 6/5/2015 • Exam • 343 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Avaliação de Gestão de Empresas Farmacêuticas Integral
Questão 1
- Vantagem competitiva: alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, expansão para o Brasil, foco em importação e distribuição de mercados farmacêuticos. O foco está em comercializar o medicamento que ainda não tem a versão disponível no Brasil e em três áreas específicas: dermatologia, urologia e infectologia.
- Análise de SWOT
- Forças: início das atividades na América Latina, por meio de uma subsidiária no Brasil, importar e distribuir produtos farmacêuticos,
- Fraquezas: distribuir um medicamento que uma empresa farmacêutica também o faz.
- Oportunidades: distribuir um medicamento que ainda não em sua versão disponível no Brasil.
- Ameaças: Alto valor do princípio ativo.
- As 5 forças competitivas de Porter
- Rivalidade entre concorrentes: distribuição de um medicamento que já é altamente comercializado pela Eurofarma.
- Poder de negociação dos clientes: o medicamento genérico tem um custo muito menor, fazendo as empresas disputarem entre si pelos clientes, que querem qualidade com menor custo.
- Poder de negociação dos fornecedores: apenas uma empresa fará a comercialização de um dos medicamentos.
- Ameaça de entrada de novos concorrentes: além da Eurofarma, a Astellas Farma também fará comercialização de produtos.
Questão 2
- A comunicação ocorrendo de forma efetiva trará vantagem para a empresa, para o colaborador e para o cliente que se tornará fiel à empresa que lhe prestar o melhor atendimento.
- Assertivo: falar o que precisa falar (sem agressão e sem submissão), agir em seus próprios interesses, exercitar seus direitos (sem negar os alheios), ter firmeza, veracidade.
- Resiliente: empatia, otimismo, autoeficácia, competência social, proatividade, solução de problemas, exposição.
b) A comunicação é um fator muito importante, a principal função em uma organização é produzir entendimento, transferência de informações para tomada de decisões, assim a atividade organizacional é unificada e os comportamentos são modificados.
Questão 3
O Brasil não tem condições de se preparar para uma 4° Revolução Industrial, devido sua situação política. O país sofre com uma perda econômica muito alta e está numa fase política de grande revolta entre a população.
Questão 4
...