Hematologia
Por: ThaisGarCarvalho • 11/5/2015 • Relatório de pesquisa • 539 Palavras (3 Páginas) • 453 Visualizações
Introdução |
O teste de contagem de hemácias baseia-se na determinação do número de hemácias por 1 mm3 de sangue. O sangue ao ser diluído na proporção de 1:200 com uma solução diluidora contendo um fixador para conservação da forma celular possibilita a contagem de hemácias em câmara de Neubauer, podendo tal procedimento ser realizado de forma manual ou ainda automatizada ( contadores eletrônicos), sendo este exame clinico hematológicos de grande na determinação do eritrograma, de forma que informações fornecidas por tal métodos auxiliam no diagnóstico e tratamento de um grande número de patologias, sobretudo aquelas associadas a variações fisiológicas tais como, exercícios, altitude, idade, sexo; assim como quadros de anemias e policitemias.
Objetivo |
Determinar a quantidade de hemácias, previamente diluídas, a partir de método manual de contagem, com vista a dá suporte a outros métodos hematológicos.
Materiais |
- Pipeta
- Capilar
- Bico de Bunsen
- Tubo de ensaio
- Centrifuga
- Liquido de Gower
Procedimentos |
Inicialmente foi coletado três amostras de sangue, e colocado na centrífuga por alguns minutos. Em seguida com o auxilio da pipeta foi adicionado 900 mm de liquido que Gower em dois tubos de ensaio, e 250mm no terceiro tubo. Feito isso, foi adicionado 250 mm de sangue através da pipeta ao primeiro tubo de ensaio. Cuidadosamente foi homogeneizado e em seguida transferido para o segundo tubo, homogeneizando novamente e transferindo para o terceiro tubo. Logo em seguida as laterais da câmara de Neubauer foram umedecidas, de modo a facilitar a fixação da lamínula na câmera, evitando-se deslocamento. Preencheu-se as laterais da câmera de Neubauer por completo com a solução de hemácias diluídas (1:200). A câmera foi levada ao microscópio óptico e após visualizar a câmeras na objetiva de 10X, 40X e 100X, iniciou-se a contagem de hemácias, contando-se as duas extremidades superiores, as duas inferiores e o quadrante central.
Resultados |
Após analise e contagem microscópica da solução de hemácias diluída e posterior calculo: foi obtido um número total de hemácias equivalente a 327 hemácias por mm³ de sangue, aplicando-se este valor a formula: 200/ 0,02 x 0,1 x 10 teremos o equivalente a 320 x 10.000 e logo valor final seria de 3.200.000 hemácias / mm³ de sangue.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7]
Conclusão |
A amostra analisada referia-se a uma paciente do sexo feminino, sendo a faixa de referencia padrão neste caso entre 4 a 4,5 milhões de hemácias por mm³ de sangue, portando o valor relativamente baixo em relação a referencia pode ser indicativo de anemia, sobrecarga de liquido ou ainda quadros hemorrágicos, por exemplo, apesar disso é importante ressaltar que a analise manual é um método limitado quando comparado a analise automatizada, portanto um diagnostico hematológico automatizado tende a aumentar a confiabilidade do exame, minimizando erros técnicos, diminuindo o tempo da realização e liberação do laudo do exame, e dessa forma fornecendo uma melhor qualidade na contagem diferencial das hemácias, e além disso o teste de contagem de hemácias atua como ferramenta auxiliadora de outros exames, de modo que apenas os resultados obtidos pelo teste não confirmam nem excluem patologias de cunho hematológico.
...