Introdução Farmácia Estácio
Por: riicardo_dias • 26/5/2021 • Dissertação • 394 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
O profissional farmacêutico pode atuar em diversas áreas, sendo a farmácia um desses campos de atuação (CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA). Nesta área de atuação o farmacêutico exerce várias funções, dentre elas, a dispensação de medicamentos, que é o ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e esta é privativa da farmácia, drogaria, posto de medicamento e unidade volante, e dispensário de medicamentos, e estes locais obrigatoriamente, necessitam da assistência de um técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia (BRASIL, 1973).
Para a correta dispensação de medicamentos este precisa ser integrada com a assistência farmacêutica, que é o conjunto de ações e serviços que visam assegurar a assistência integral, a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos ou privados, desempenhados pelo farmacêutico ou sob sua supervisão (BRASIL, 2001). E a assistência farmacêutica tem suma importância para promover o uso racional de medicamentos, que compreende a prescrição apropriada do medicamento e dispensação em condições adequadas ao paciente certo, consumindo-o nas doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado, de medicamentos eficazes, seguros, de qualidade e de preferência a preços acessíveis (ESHER, COUTINHO).
O farmacêutico possui outras funções na farmácia como estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente, estabelecer critérios e supervisionar o processo de aquisição de medicamentos e demais produtos, assegurar condições adequadas de conservação e dispensação dos produtos, entre outras. Quanto à equipe de trabalho este deve promover treinamento inicial e contínuo dos funcionários para a adequação da execução de suas atividades, e organizar e operacionalizar as áreas e atividades da drogaria (BRASIL, 1999).
O estágio supervisionado obrigatório é aquele faz parte do projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma, e integra o itinerário formativo do educando. O estágio é muito importante, pois visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho (BRASIL, 2008). Então o estágio supervisionado de Dispensação é indispensável para o currículo farmacêutico, pois possibilita o estagiário vivenciar na prática as técnicas corretas de dispensação e rotina do profissional farmacêutico em uma das suas principais áreas de atuação que é a Farmácia, enriquecendo assim demasiadamente a sua formação.
...