TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução de uma farmácia no Brasil

Projeto de pesquisa: Introdução de uma farmácia no Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.193 Palavras (21 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

Foi no início do século X que surgiram as precursoras das farmácias modernas, quando ainda eram denominadas de apotecas ou boticas. Porém desde os primeiros tempos da humanidade a atividade do farmacêutico era de relevante importância para a saúde comunitária.

A introdução da farmácia no Brasil se deu por mérito dos primeiros povoadores, náufragos, degredados, aventureiros e colonos aqui deixados por Martim Afonso, esses tiveram que se valer dos recursos da natureza para combater as doenças, curar ferimentos e neutralizar picadas de insetos. Para minimizar a agressividade do ambiente, e a hostilidade de algumas tribos indígenas, os primeiros europeus tiveram de contornar a adversidade com amabilidade, com isso, foram aprendendo com os pajés a preparar os remédios da terra para tratar seus próprios males. Os remédios da “civilização” só apareciam quando expedições portuguesas, francesas ou espanholas aqui desembarcavam com suas esquadras, pois sempre havia com eles um cirurgião barbeiro ou tripulante com uma botica portátil com diversas drogas e medicamentos.

Porém conceito de farmácia hoje é diferente quando comparado aos boticários da época do Brasil colônia. Atualmente, as farmácias além de dispensarem de maneira controlada e racional os medicamentos, também atuam prestando atenção farmacêutica à comunidade, onde o paciente é o foco principal.

2. ESTABELECIMENTO CEDENTE DO ESTÁGIO

A FARMA & CIA é uma empresa dedicada à saúde, beleza e bem estar que oferece uma grande variedade de medicamentos, vitaminas, produtos de beleza, higiene e cuidados pessoais.

Atuando no mesmo ramo há alguns anos, a FARMA & CIA sempre primou por vender medicamentos de qualidade comprovada, pois são adquiridos diretamente dos laboratórios, pelos menores preços do mercado, outro princípio que norteia suas ações.

A FARMA & CIA visa que todos devem ter acesso a informações sobre sua própria saúde e procura trazer aos consumidores os produtos, as informações e os serviços personalizados que todos necessitam a fim de proporcionar benefícios atender.

A estratégia está focada em construir o reconhecimento, conseguindo novos clientes, sua fidelidade e seu retorno frequente às compras através de uma agressiva política de preços baixos, infinitamente inferiores aos praticados pelo mercado.

Hoje a drogaria dispõe de toda documentação necessária e cumpri todas as normas exigidas. Faz parte do grupo de colaboradores da FARMA & CIA os seguintes funcionários: um farmacêutico responsável, um gerente, três balconistas e dois operadores de caixa e um auxiliar de limpeza.

PLANTA DO ESTABELICMENTO:

1=Balcão de cosméticos.

ORGANOGRAMA:

3. OBJETIVO

Ao estagiário cabe a responsabilidade de absorver o máximo de conhecimentos oferecidos no estágio, não se esquecendo de sempre relacioná-los com as disciplinas ministradas no decorrer da graduação, enriquecendo assim sua formação. Esse é o momento para se cometer e corrigir erros, de sanar suas dúvidas, e de se familiarizar com diversas situações cotidianas que talvez não fossem possíveis dentro de uma sala de aula. E é aqui também o local onde o estagiário começa a sentir a responsabilidade carregada por um profissional farmacêutico.

3.1. Objetivo específico

Para a organização dos medicamentos genéricos e similares três prateleiras centrais foram disponibilizadas, onde esses estão distribuídos em ordem alfabética de acordo com o princípio ativo. Por se tratar dos medicamentos em maior número, essa organização também ocorreu a fim de melhorar a estética da farmácia e atrair o consumidor. Já a primeira e última prateleira foram disponibilizadas para os medicamentos éticos (referência), organizados em ordem alfabética de acordo com nome comercial. No balcão central estão os anticoncepcionais e testes de gravidez também em ordem alfabética.

Com essa organização, o farmacêutico teve o intuito de facilitar a visualização dos medicamentos em questão visando minimizar o tempo gasto procurando o medicamento, dedicando-se mais a prestação da assistência. No decorrer do seu trabalho questionamentos como: Posso utilizar esse medicamento? Qual a melhor dosagem? Por que determinado medicamento e não o outro? Qual a qualidade dos genéricos? Posso substituir o ético pelo genérico? e até questionamentos mais direcionados a medicina foram abordados por grande parte dos consumidores/ pacientes. O farmacêutico todo o tempo se mostrou interessado em esclarecer todas as dúvidas dos pacientes, e quando não sabia a resposta, consultava literaturas relacionadas ao assunto, bem como o dicionário das especialidades farmacêuticas-DEF (livro que esclarece a posologia, indicação, interação e efeitos colaterais de diversos medicamentos), para o melhor esclarecimento. Vale ressaltar que os pacientes se mostraram satisfeitos frente às respostas dadas pela mesma.

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A drogaria é um estabelecimento para a dispensação e o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, onde esses devem encontrar-se em suas embalagens originais, cabendo ao farmacêutico a responsabilidade de garantir o controle sanitário na aquisição, armazenamento, conservação e dispensação desses produtos industrializados. A drogaria é um local destinado a prestar assistência e atenção farmacêutica, incluindo educação a saúde individual e coletiva, a fim de acompanhar e informar o paciente sobre a utilização correta de cada medicamento, colaborando para o uso racional do mesmo (ANVISA, 2011).

As atividades realizadas foram primeiramente orientadas pelo farmacêutico, com seguido acompanhamento durante sua execução pelo estagiário, sendo elas:

 recebimento e conferência de mercadoria;

 cadastramento no sistema e distribuição nas prateleiras;

 conferência de receitas;

 dispensação de medicamentos;

 higienização dos setores;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com