LAUDO CHÁ MEDICINAL FARMACOBOTÂNICA
Por: Tássia Valle • 23/11/2022 • Trabalho acadêmico • 466 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
ALUNO:
PROFESSOR:
FARMACOBOTÂNICA
Laudo
CASTANHAL-PA
2022
[pic 2]
FARMACOBOTÂNICA
Laudo
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Farmácia da Universidade Estácio de Sá, como requisito de avaliação parcial da disciplina Farmacobotânica.
Orientador: Profº. Cristiano Silva
CASTANHAL-PA
2022
CONTROLE DE QUALIDADE DO CHÁ MEDICINAL Eucalyptus globulus Labill..
LAUDO DE AVALIAÇÃO
Bio Ervas (produtos naturais da Amazônia)
- OBJETIVO
Identificar e analisar amostra Eucalyptus globulus L. da Empresa Bio Ervas e se a mesma está de acordo com a Farmacopéia e a RDC nº26, 13 de maio de 2014.
- INFORMAÇÕES DO RÓTULO E AUTENTICAÇÃO DA AMOSTRA
As informações contidas na embalagem do chá medicinal de Eucalyptus globulus, estão de acordo com os requisitos mínimos exigidos na RDC 26/2014. Os dados extraídos do rótulo seguem descritos detalhados no relatório de ensaio (em anexo).
Após a análise do rótulo, fizemos o teste de autenticidade, comparando uma amostra de maior fragmento da folha Eucalyptus globulus L., com a imagem da droga vegetal, onde o padrão de modelo, formato e linhas, corresponde com a morfologia da imagem de referência. Foi observado folhas secas, algumas íntegras e outras quebradiças, todas de coloração verde pálida a verde acinzentada, com forte odor aromático, ambas de acordo com a Farmacopéia Brasileira 6ª edição.
- PROCEDIMENTO REALIZADO PARA IDENTIFICAÇÃO DA AMOSTRA QUANTO A MATÉRIA ESTRANHA
Ao ser analisada a amostra das folhas do Eucalyptus globulus L. foi identificada junto com a folhagem seca, talos e restos de caule da mesma e pequenos insetos não identificados. De acordo com a farmacopéia brasileira 6 edição item 5.4.1.3 determinação de matéria estranha “as drogas devem ser isentas de fungos, de insetos e de outras contaminações de origem animal”.
Foi pesado o material estranho que resultou em 12.666g. Logo após, comparou-se o peso da amostra de 29.619g com o peso da matéria orgânica estranha de 12.666g, indicando 42,76% de matéria estranha, valor esse superior ao percentual máximo descrito na Farmacopéia.
- PROCEDIMENTO DE PREPARO REALIZADO PARA IDENTIFICAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DA AMOSTRA
Após pesar 5,001g da amostra da droga vegetal, deixamos na estufa a 100ºC para secar por 24 horas, passou pelo vácuo dessecador e murfla para determinarmos sua base seca, umidade e resíduo mineral fixo (cinza). Os dados obtidos estão descritos no relatório de ensaio (em anexo). Após as pesagens, observamos que o teor de perda de umidade está dentro do padrão da Farmacopéia Brasileira.
- CONCLUSÃO
Amostra insatisfatória.
As informações contida no rótulo do chá medicinal não correspondem às informações obtidas após análise da amostra quanto ao peso rotulado e quanto a parte utilizada.
...