Mapa 01 - Farmacognosia, Lais Vanessa
Por: Lais Vanessa • 4/4/2021 • Abstract • 1.496 Palavras (6 Páginas) • 230 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
QUESTIONÁRIO DE HOMEOPATIA
Aluno(a): Lais Vanessa de Azevedo Teles da Silva
1. Cite e Explique: 1pt
a) Os Fundamentos da Homeopatia.
A homeopatia está fundamentada em 4 princípios, sendo eles importantes para compreender e aplicar a medicina homeopática, são eles: lei dos semelhantes, experimentação no homem sadio, doses infinitesimais (diluídas) e dinamizadas e medicamento único, ou seja, exclusivo para cada indivíduo de acordo com suas características e seus processos de adoecimento.
- Lei dos semelhantes: A lei dos semelhantes foi criada por Samuel Hahnemann, sendo esta uma de suas contribuições à Medicina. Hahnemann realizou observações acerca dos tratamentos de cura utilizados em sua época e se frustrou com as práticas muitas vezes agressivas, essas observações contribuíram para que o mesmo sistematizasse esta lei após experimentações com substâncias em indivíduos livres de qualquer enfermidade as quais pudessem influenciar nos sintomas apresentados. E observou que os mesmos sinais e sintomas causados nos indivíduos saudáveis eram análogos aos apresentados pelos indivíduos doentes. Diante disto, e após uma série de experimentos, Hahnemann chegou à conclusão de que todo preparado homeopático, com capacidade para despertar sintomas no organismo saudável, é capaz de curar o indivíduo enfermo com os mesmos sintomas.
- Experimentação no homem sadio: é o procedimento em que as Substâncias são testadas em seres saudáveis com o propósito de se adquirir conhecimento das propriedades terapêuticas apresentadas pela substância após a medicação. Os sinais e sintomas que surgem são descritos de forma minuciosa dando origem à patogenesia da substância;
- Doses infinitesimais: Outro fundamento da Homeopatia é o medicamento diluído e dinamizado. Este princípio teve origem na preocupação de Hahnemann com as altas doses empregadas aos pacientes, o que, muitas vezes, levavam a quadros de intoxicação. Assim, Hahnemann resolveu diluir os extratos na tentativa de diminuir este risco. Além disso, verificou que as doses diminutas não só diminuíam a toxicidade dos medicamentos, mas também aumentavam sua potência.
- Medicamento único: A Homeopatia é uma ciência muito criteriosa, e o medicamento único é um de seus fundamentos mais importantes, sendo também o mais difícil de ser realizado na prática, pois é necessário que o clínico tenha conhecimento minucioso sobre a Matéria Médica Homeopática, através da qual vai prescrever o medicamento que melhor se adapta à totalidade dos sinais e sintomas apresentada pelo paciente.
b) A importância do Vitalismo no pensamento homeopático.
Hahnemann acreditava que o princípio vital era causa e não consequência, o que convergia com a corrente filosófica vitalista que defende a existência de uma força motriz que antecede uma atividade mecânica mantendo-a atuante
c) O que é Matéria Médica, como foi elaborada e o que é Repertório?
É uma obra que relata o conjunto de sintomas e sinais relatados pelos experimentadores durante a experimentação de um possível medicamento homeopático, em sua própria linguagem. Existem diversos tipos podendo ser citadas as matérias de Hahnemann, Hering, Allen, Lathoud e Vijnovsky. O Repertório elenca as patogenesias desencadeadas em experimentadores sadios, por ordem também alfabética , relacionando -as ao tratamento homeopático.
2. Sobre o conceito saúde-doença, cite e explique: 1pt
a) As doenças crônicas naturais.
São aquelas que acometem o indivíduo durante um longo período de tempo, podendo ser por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, podendo comprometer a qualidade de vida do indivíduo. A mesma não apresenta tendência natural de cura e tende a ser progressiva.
São elas : Psora – Manifestações alérgicas e cutâneas, devido ao esgotamento de possibilidades de defesa;
Sicose – expressam-se como lesões verrucosas quando o organismo altera quantidade, qualidade ou mesmo bloqueia a eliminação de toxinas em órgãos ou regiões circunscritas.
Sífilis – Relaciona-se a tendência de destruição de tecidos como ulcerações, fístulas, furúnculos, entre outros.
b) Metástase mórbida e supressão.
Supressão é a inibição, alívio ou desaparecimento de uma parte dos sintomas. Ela segue o caminho inverso da cura, geralmente de fora pra dentro. Já a metástase mórbida. O resultado de uma supressão eficaz é a eliminação momentânea da sintomatologia física mediante a qual uma doença se expressa, ocasionando seu subsequente aprofundamento rumo a planos orgânicos mais internos. O organismo na tentativa de esgotar seu distúrbio energético, manifesta-se no local menos lesivo possível. Esse movimento de interiorização é chamado de metástase mórbida, todas as doenças são passíveis de provocarem metástases, pois se são inibidas em um órgão, o organismo vital as deslocará para outro.
c) Cite os mecanismos de cura ou Leis de Hering.
- A cura progride do alto do corpo para baixo
- A cura progride dos órgãos mais nobres para os menos nobres
- O desaparecimento dos sintomas se dá na ordem inversa ao do aparecimento.
- Retorno dos sintomas antigos
3. Sobre origem do medicamento, explique: 1pt
- O que são medicamentos complementares, antídotos e de fundo.
Medicamento de fundo ou similimum, esse medicamento está relacionado a sintomas crônicos. Já os medicamentos complementares são aqueles que suprem as deficiências e necessidades de outro medicamento já administrado. Os antídotos são aqueles que neutralizam os sintomas gerados por outro medicamento já administrado.
- Em que categorias se dividem os medicamentos homeopáticos de acordo com o número de benefícios ou número de sintomas relacionados na Matéria Médica.
Policrestos, semipolicrestos, medicamentos menores.
c) Como você classifica este medicamento? Arnica 6CH 0 / 20 mL
...