Método De Willis
Casos: Método De Willis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NayaneKat • 10/11/2013 • 267 Palavras (2 Páginas) • 1.080 Visualizações
Consiste em um método de flutuação simples em solução saturada de açúcar ou de cloreto de sódio (NaCl), sendo bastante utilizado para evidenciar presença de ovos leves nas fezes, como os ovos de Ancilostomídeos
Materiais Necessários:
Lâminas de microscopia
Lamínulas
Becker 250 ml
Frascos Borrel - “snap cup”
Bastão de vidro
500 ml de solução saturada de NaCl,
Peneira de chá (malha fina)
Lugol (solução de iodo/iodeto de potássio)
Microscópio
Objetivo:
O método de Willis é utilizado para evidencias de ovos leves como de Ancilostomídeos, assim como facultativamente de larvas destes helmintos quando presentes em solo úmido (como areia de parques).
Procedimento:
1. Colocar uma quantidade de fezes de aproximadamente 1 a 2 g. coletada de várias partes do bolo fecal, em pequena cuba de vidro de 3 cm de diâmetro com capacidade aproximada de 20 ml. Completar ¼ da capacidade do recipiente com solução saturada de cloreto de sódio.
2. Suspender as fezes na solução saturada salina até haver uma total homogeneização.
3. A lamínula deve ficar em contato com o menisco durante 30 a 45 minutos; não deverá haver formação de bolhas de ar entra a lamínula e a superfície do líquido. A gota contendo os ovos se adere à face inferior da lamínula.
4. Remover a lamínula e inverter rapidamente a sua posição sobre uma lâmina.
5. Examinar ao microscópio com objetiva de pequeno aumento.
Observações:
Os ovos não flutuam na superfície do reagente quando a homogeneização do material fecal é incompleta, havendo uma imperfeita separação dos ovos e dos detritos fecais. A flutuação é muito curta (menos de 30 minutos) ou muito longa (mais de 60 minutos). Nesse caso os ovos que flutuam na superfície podem descer para o fundo da pequena cuba.
...