O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS FARMÁCIA
Por: Thalita Alves • 4/7/2021 • Trabalho acadêmico • 785 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1][pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
FARMÁCIA
FARMACOTÉCNICA
Thalita Alves de Sousa
ELABORAR 10 QUESTÕES SOBRE EMULSÃO E SUSPENSÃO
- O que são emulsões? Exemplifique
São formas farmacêuticas constituídas por duas fases líquidas imiscíveis, em geral água e óleo, e que podem apresentar consistência líquida ou semissólida. As formas líquidas são empregadas para uso interno ou externo, e as semissólidas para uso externo. Alguns exemplos de emulsões são o leite, margarina, manteiga, cremes e loções hidratantes, medicamentos, protetor solar.
- Qual a função de um agente emulsificante?
Os agentes emulsificantes são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas.
- Quais pré-requisitos são necessários para a formulação de uma emulsão?
As emulsões devem apresentar estabilidade química e física compatíveis com seu uso, e serem formuladas de forma biocompatível com a via de administração desejada. As emulsões devem apresentar viscosidade adequada ao uso tópico ou oral.
- Como os tensoativos agem como emulsificantes?
Os tensoativos, formam sobre a superfície da gotícula filmes, do tipo monomolecular (micelas). Já os auxiliares de tensoativos podem formar filme multimolecular, caracterizado pela sobreposição aleatória de polímeros ou adsorção de partículas sólidas.
- Descreva o processo de manipulação de uma emulsão?
As emulsões líquidas ou semissólidas possuem, necessariamente, uma fase aquosa e outra oleosa, as quais são imiscíveis de tal forma que, se faz primordial o uso de tensoativos. De modo geral, cada fase da emulsão é preparada isoladamente, incorporando-se depois uma fase em outra. A fase aquosa é preparada aquecendo-se a água e nela dissolvendo-se os compostos hidrossolúveis sem exceder a faixa de temperatura de 75-80 ºC. De modo similar, a fase oleosa é também aquecida. Lembrando que o tempo de aquecimento é definido pelo tipo de emulsão a ser preparada. A dispersão da fase interna na externa deve ser feita com ambas as fases praticamente à mesma temperatura. Esta dispersão é feita sob agitação constante, sendo invariavelmente necessária a presença de um sistema tensoativo adequado. Ressalta-se que emulsões de uso interno, por apresentarem limitações quanto à gama de tensoativos biocompatíveis, são menos estáveis, devendo-se recomendar a agitação antes do uso. O fármaco, em geral, é incorporado depois do resfriamento e da formação da emulsão.
- O que são suspensões? Classifique.
É a forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis. Destinam-se as vias oral, tópica e parenteral, sendo que, as partículas da via parenteral são menores que as vias orais e tópicas
- Quais as vantagens e desvantagens das soluções?
Vantagens:
Ideal para veicular P.A insolúveis/instáveis na forma líquida;
Ideal para pacientes que não conseguem deglutir comprimidos e/ou cápsulas;
Realça menos o odor e sabor de certos fármacos;
Aumento de estabilidade química quando comparadas às soluções. Por estar dispersa e não solubilizada, o fármaco está mais protegido da rápida degradação ocasionada pela presença da água;
Desvantagens:
Baixa estabilidade física;
Menor uniformidade da dose;
Menor velocidade de absorção, se comparada às soluções;
É termodinamicamente instável, isto é, as partículas dispersas em razão de sua grande área de superfície possuem grande energia livre, e por isso tendem a agrupar-se de modo a formar flocos, dificultando a absorção.
- Quais características deve-se esperar numa suspensão?
São muitos os fatores que devem ser considerados no desenvolvimento e na preparação de uma adequada suspensão, além das estabilidades química, física e microbiológica, as características desejadas para suspensões em geral são:
...