O Diabetes mellitus
Por: taysaee • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 627 Palavras (3 Páginas) • 255 Visualizações
1. O diabetes mellitus tipo 2 é uma doença associada à resistência a ação da insulina. No entanto, na maioria dos casos não há a necessidade de medir suas concentrações plasmáticas. A glicemia, avaliada de diferentes maneiras, tem sido utilizada tradicionalmente no diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com diabetes mellitus. Nos últimos, outro parâmetro vem sendo utilizado, a hemoglobina glicada (HbA1c). Sobre esta molécula responda:
a) Como a HbA1c é formada?
Este tipo de hemoglobina é formada a partir de reações não enzimáticas entre a hemoglobina e a glucose.Assim, quanto mais alta as taxas de glicose livre no sangue, maiores os valores da hemoglobina glicada.
b) Qual a principal vantagem da utilização da HbA1c em relação à glicemia?
A principal vantagem é que para se ter um diagnostico preciso muitos procuram HbA1c teste completo que mostra durante esses 4 meses como está os níveis de um paciente, já na glicemia e feito na hora e o paciente pode ter se preparado pra fazer ou ter deixado de consume algo para que dê um determinado resultado que ele espera.
c) Quais a limitações da utilização da HbA1c?
existe um certo limite pois, pode causa interferência no processo de glicação, condições que diminuem ou aumentam a vida das hemácias, células vermelhas que contém a hemoglobina, variantes de hemoglobinas modificadas quimicamente são causas de variabilidade no exame. Doenças que pode aparece, tais como anemias hemolíticas, anemia com destruição das células vermelhas, doença renal crônica, hemodiálise e gravidez, causam falsa redução nos níveis de HbA1c. Existe vários fatores que pode causa modifição no processo de HbA1c, seja ele qual for trazendo falsa redução nos níveis ou alteração no teste de um paciente, por isso deve ter o máximo de cuidado e sempre atentos nas limitações na sua utilização.
2. O Sr. Sebastião Bezerra tem reclamado de excessiva sede e aumento da frequência e volume urinários. O médico suspeita de que o Sr. Tião está com Diabetes Mellitus (DM) e solicita exame de glicemia de jejum. Após realização do exame, o resultado foi 95 mg/dL. Sobre o caso do Sr. Tião Bezerra, responda:
a) Pode-se confirmar o diagnóstico de DM com base no resultado acima? Justifique sua resposta.
Não, pois o resultado deu 95 mg/dL e se o paciente estivesse realmente com DM, daria maior que 126 mg/dl o resultado.
b) Você indicaria exames complementares para o caso em questão? Quais? Por quê?
São mais indicado pois os sintomas que o paciente relata esta relacionado a diabete ou pode estar com hiperglicemia pelo sintomas são parecidos os dois então esses testes de uma forma vai ajuda, são eles, glicose em jejum, teste de glicemia capilar, teste de tolerância à glicose e o teste da hemoglobina glicada.
c) Caso o resultado fosse 115mg/dL, como você responderia as alternativas a) e b)?
O paciente com o resultado do exame com essa taxa ainda não é considerado com DM e sim ainda como diabete normal, para ser diagnosticado como um caso avançado teria que ter acima do valor normal, esse valor ainda é simbólico e pode ser cuidado quanto mais precoce o resultado terá sucesso de imediato.
...