O Físico - Química
Por: Tha098 • 8/6/2023 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 72 Visualizações
Antes de mais nada, para se discutir a estabilidade de fármacos e medicamentos, é necessário compreender o que é a mesma.
A estabilidade é definida como o tempo durante o qual a especialidade farmacêutica ou mesmo a matéria prima considerada isoladamente mantém, dentro dos limites especificados e durante todo o período de estocagem, transporte e uso, as mesmas características que possuía no momento da sua produção. No mercado farmacêutico, a integridade do produto até a administração pelo paciente é de fundamental importância para o sucesso terapêutico e para isto, seu prazo de validade é determinado através de estudos de estabilidade validados, desta forma, consideramos a estabilidade como importante parâmetro para avaliarmos a qualidade, segurança e eficácia dos produtos farmacêuticos.
RESPOSTA
A temperatura é o fator ambiental mais importante, influenciando diretamente a estabilidade de um fármaco através de mudanças no pH, luz, umidade e oxigênio presente no recipiente, nos alimentos e nos medicamentos (de acordo com a forma farmacêutica). Essas oscilações das propriedades físico- químicas promove um aumento da velocidade das reações (principalmente a mudança de pH)
A maioria das reações torna a fórmula do fármaco mais instável e ocorre mais rapidamente a temperaturas mais elevadas do que a temperaturas mais baixas, por isto boa parte daquilo que consumimos que foi conservado em geladeira tende a ser degradar lentamente, ao contrário daquilo que foi conservado sem refrigeração.
Portanto é possível concluir que a temperatura é um importante fator e a sua influência na estabilidade de fármacos pode ser minimizada selecionando a temperatura adequada de armazenamento a depender da substância ativa e também dos excipientes.
...