TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Procedimento para determinação dos compostos em amostras distintas

Por:   •  9/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Procedimento para determinação dos compostos em amostras distintas:

Durante a aula de química orgânica foi possível realizar cromatografia de camada delgada, envolvida na separação e determinação de substâncias presente em duas amostras; A e B.

Primeiramente, foi necessário colocar a amostra A, amostra B, cafeína, ácido acetilsalicílico e paracetamol em diferentes microtubos. Além disso, foi preciso pegar duas placas de sílica industrial, uma para a pesquisa dos componentes da amostra A e outra para a pesquisa dos componentes da amostra B. Nas duas placas foi preciso anotar a amostra em questão e as iniciais correspondentes a cafeína, ácido acetilsalicílico e paracetamol. Isso foi escrito logo no final das placas e logo acima das iniciais foi traçado um ponto de aplicação. Na direção de cada uma das iniciais foi adicionado os seus respectivos compostos em cima do ponto de aplicação, com auxílio de um capilar. O capilar foi imerso na amostra A e, com a amostra dentro do capilar foi possível encostá-lo na placa levemente uma única vez para molhá-la. Esse mesmo procedimento com o capilar foi realizado para pegar o cafeína, ácido acetilsalicílico e paracetamol separadas no microtubo, sendo que houve necessidade de trocar o capilar para cada adição dos diferentes compostos. Depois, o mesmo procedimento foi realizado para a amostra B.

Em seguida, foi necessário adicionar em um becker o solvente n-hexano , em pouca quantidade. Nesse Beker a placa contendo a amostra A foi colocada verticalmente. Para que o solvente não evaporasse, o becker foi fechado com um vidro relógio. Depois disso, foi necessário aguardar o solvente correr pela placa até cessar. Quando a corrida cessou, foi feito uma marcação para saber até onde o solvente correu. Logo depois, essa placa foi levada para uma câmara de UV a 320 2 2544nm, para que fosse possível observar se a amostra e os componentes tinham corrido ou não pela placa. O mesmo processo foi realizado para a placa B, que também foi colocada no mesmo becker em que estava a placa contendo a amostra A.

Posteriormente a mesma placa contendo a amostra A e a mesma placa da Amostra B foram utilizadas no solvente n- hexano. Logo, foram colocadas novamente em um becker, uma seguido da outra, sendo que com um solvente diferente, no caso, o acetato de etila. Essas placas foram visualizadas novamente na câmara de UV.

Assim, depois desse procedimento serio possível saber quais os componentes estavam presentes na amostra A e B. Se as amostras contivessem cafeína, ácido acetilsalicílico e paracetamol, elas estariam na mesma direção da marcação da amostra em questão, quando as faixas fossem observadas e comparadas.

Resultados:

Primeiramente foi usado a solvente n-hexano 100% para colocar as placas, tanto da amotra A, quanto da amostra B. Entretanto não houve corrida das amostras e das substâncias.

Posteriormente, o solvente foi trocado por acetato de etila 100% para colocar a placa com a amostra A e com a amostra B. Dessa vez, foi possível observar uma corrida:

Corrida para placa com a amostra A: Marcou a presença de cafeína e paracetamol.

Corrida para placa com a amostra B:marcou a presença de cafeína e acetilsalicílico.

Também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com