Os Medicamentos no TDAH
Por: Natan Lopes • 16/11/2021 • Artigo • 432 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
EXERCÍCIO COMPLEMENTAR
DISCIPLINA: CIÊNCIA DOS ALIMENTOS
PROFESSOR: RAIANA PRÚCOLI FALSONI
ALUNO: NATAN LOPES CHANCA
DATA: 14/09/21
1. A determinação de lipídios pode ser feita por métodos à quente e à frio. Explique a diferença entre esses dois métodos e cite exemplos de análises para cada uma.
R: Basicamente a diferença é descrita no próprio nome, no qual os métodos a quente utilizam temperaturas elevadas para extração de lipídeos, e só pode utilizar amostras sólidas, já o a frio utiliza a temperatura ambiente, podendo utilizar amostras líquidas também, o tipo de solvente também é diferente e cada caso, no quente utiliza-se um solvente, enquanto no frio uma mistura de solventes, a fim de obter um produto evidenciando duas fases.
Extração a quente: Soxhlet
Extração a frio: Bligh-dyer
2. Descreva as principais etapas do método de Soxhlet
R: Na primeira etapa é extraída a gordura da amostra com solvente sofrendo refluxo, solvente este que pode ser éter de petróleo ou etílico.
Na segunda etapa, após a extração da gordura, é feita a evaporação do solvente que está misturado com os lipídeos no balão de fundo chato.
Na terceira etapa, a gordura extraída é quantificada por pesagem, no qual valores iniciais, antes do procedimento precisam estar previamente descritos a fim de obter assim, a determinação quantitativa lipídica da amostra.
3. Classifique as sentenças como verdadeiras ou falsas e justifique as falsas.
( V ) Pra realização do método de extração de lipídeos à quente é necessário uma secagem prévia da amostra, de modo a facilitar a penetração do solvente.
( F ) Os principais solventes utilizados na extração à quente são éter de petróleo e etílico. Apesar do éter petróleo promover uma extração mais ampla, o etílico é cada vez mais utilizado por ser menos tóxico e nocivo à saúde humana.
R: O etílico que apresenta uma extração mais ampla, e é mais perigoso.
( F ) O método de Bligh-Dyer realiza a extração do solvente a frio, devido a isso muitas classes de lipídeos podem não ser extraídos, além de que amostras muito úmidas não podem ser avaliadas.
R: Todas as classes de lipídeos são extraídas no processo, e pode sim ser usado em amostras úmidas.
( F ) O aparelho de Goldfish possui como principal vantagem em relação ao aparelho de Soxhlet, evitar a decomposição da gordura, pois o solvente não entra em contato com amostra, como ocorre com o aparelho de Soxhlet.
R: No método de Goldfish há sim contato com solvente.
( V ) O aparelho de Soxhlet é aparelho extrator que utiliza o refluxo de solventes para o arraste do lipídeo da amostra.
...