POP de análises alimentos
Por: Jocleilson Benaion • 24/9/2018 • Trabalho acadêmico • 717 Palavras (3 Páginas) • 720 Visualizações
- OBJETIVOS: Adotar procedimentos visando assegurar que as matérias-primas, ingredientes e embalagens utilizadas estejam em perfeitas condições higiênico-sanitárias, evitando contaminações.
- CARGOS/RESPONSABILIDADES: Este procedimento é aplicado a todos os setores que desempenham boas práticas de manipulação de alimentos da Escola Municipal Pintor Leonardo da Vinci, sendo de responsabilidades de todos os funcionários da unidade.
- CAMPO DE APLICAÇÃO: Visa aplicar o POP no setor de recebimento de matérias-primas, ingredientes e embalagens da Escola Municipal Pintor Leonardo da Vinci.
- SIGLAS:
POP: Procedimento Operacional Padrão
- PROCEDIMENTOS:
- Os produtos devem ser recebidos somente em dias e horários normais de funcionamento. Exceções podem ocorrer, desde que em comum acordo entre transportador, fornecedor e a direção do estabelecimento.
- Verificar se os veículos de entrega estão em bom estado de higiene e conservação. Em caso de produtos que necessitam de refrigeração, deve ser observado se esses veículos possuem câmara refrigerada, com temperatura de 4°C a 7°C. Quando se trata de produtos congelados, verificar se o veículo possui unidade frigorífica, com sua temperatura de -18°C a -12°C. Qualquer temperatura acima desse valor, o produto não deve ser recebido.
- A recepção dos gêneros alimentícios deve ocorrer em áreas exclusivas para este fim, protegida de chuva, sol, poeira e livre de materiais ou equipamentos inservíveis.
- Verificar as embalagens dos gêneros alimentícios não perecíveis no momento do recebimento, devendo estas estar fechadas, intactas e dentro do prazo de validade. No caso de grãos, verificar se estes estão secos, isento de impurezas e insetos.
- Verificar os itens perecíveis no momento do recebimento, deve estar íntegro, sem manchas, no ponto correto de maturação, sem larvas, sem danos, sem umidade externa anormal e sem sujidades. Os ovos frescos devem estar em embalagens apropriadas, apresentar casca áspera, fosca e sem rachaduras.
- Verificar a temperatura dos alimentos refrigerados ou congelados, registrando no Formulário de Registro da Temperatura dos Alimentos no Recebimento (Anexo 1).
- Procedimentos para verificar a temperatura dos alimentos:
- Higienizar toda a extensão da haste do termômetro;
- Esperar secar;
- Ligar o termômetro;
- Aguardar a temperatura estabilizar;
- Inserir a haste do termômetro entre duas embalagens fechadas;
- Esperar estabilizar a temperatura;
- Fazer a leitura e registrar em planilha apropriada (Anexo 1).
- A temperatura dos produtos congelados deve estar entre -18°C e -12°C. Alimentos resfriados devem estar entre 6°C a 10°C. Alimentos refrigerados devem estar até 6°C com tolerância até 7°C.
- Caso a temperatura esteja fora do padrão, os produtos devem ser devolvidos no ato do recebimento, anotando no romaneio de entrega o motivo da devolução.
- Os gêneros alimentícios que necessitam de temperaturas de refrigeração (abaixo de 6°C) e congelamento (entre -18°C e -12°C) deverão ser retirados das embalagens secundárias e acondicionados em refrigerador ou freezer imediatamente.
- Verificar se a quantidade entregue está de acordo com as guias de remessa ou romaneios.
- Após fazer todas as conferências da qualidade e quantidade de todos os itens especificados, os comprovantes de entrega ou romaneios e guias de remessa de alimentos devem ser assinados como atesto de recebimento.
...