Padronização de Naoh
Por: lores086 • 24/3/2025 • Relatório de pesquisa • 744 Palavras (3 Páginas) • 14 Visualizações
[pic 1]
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – AESPI
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL
CURSO: FARMÁCIA
AMANDA CRISTINE BARBOSA PEREIRA
ANA LUISA SANTOS DA PAZ
ALEXANDRE DO NASCIMENTO SILVA
LORENA VITÓRIA DOS SANTOS SOUZA
MARIA ISABELLA DE SOUSA LAURINDO
PADRONIZAÇÃO DE NAOH
TERESINA, PIAUÍ
2024
AMANDA CRISTINE BARBOSA PEREIRA
ANA LUISA SANTOS DA PAZ
ALEXANDRE DO NASCIMENTO SILVA
LORENA VITÓRIA DOS SANTOS SOUZA
MARIA ISABELLA DE SOUSA LAURINDO
PADRONIZAÇÃO DE NAOH
Trabalho apresentado ao curso de Farmácia do Centro Universitário UNIGRANDE para obtenção da nota na disciplina de Química Geral
Profº Alexsander Frederick
TERESINA, PIAUÍ
2024
INTRODUÇÃO
A padronização de soluções é um procedimento importante na química analítica, que busca garantir a precisão e confiabilidade das concentrações de reagentes em análises quantitativas. A solução de hidróxido de sódio (NaOH), utilizada em titulações e determinações de pH, é uma solução que necessita de padronização em virtude de suas propriedades higroscópicas e, além disso, do seu caráter adsorvente de gases (dióxido de carbono) do ar, o que pode promover alterações da sua concentração no decorrer do tempo. Em consequência, a padronização das soluções de NaOH assegurará que suas propriedades estejam de acordo com os parâmetros desejados, a fim de garantir na prática que as análises executadas sejam consistentes e precisas em diferentes aplicações laboratoriais e industriais.
Recentemente, têm surgido discussões sobre melhorias nas metodologias e técnicas de padronização de NaOH, visando obter maior precisão e facilidade. O uso de padrões primários mais estáveis e a aplicação de modernos equipamentos têm contribuído em muito para a obtenção de resultados mais complexos.. Além do mais, a padronização tem adquirido importância quanto ao controle de qualidade em setores industriais como o farmacêutico e alimentício, sendo que a precisão nas concentrações dos reagentes é de suma importância a fim de atender as legislações e garantir a segurança dos produtos finais (Gadelha,2022)
OBJETIVO
Esta pratica teve como objetivo preparar e padronizar uma solução de NaOH
METODOLOGIA
Reagentes
- Solução de NaOH
- Biftalato de potássio
- Indicador fenolftaleína
Materiais
- Bureta
- Erlenmeyer
- Balão volumétrico
- Pipeta volumétrica
- Balança analítica
- Bastão de vidro
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
No início, preparou-se uma solução de NaOH de concentração aproximada, pela dissolução de uma quantidade conhecida de NaOH sólido em água destilada. Em seguida, pesou-se aproximadamente 2,500g de biftalato de potássio em uma balança analítica, o qual foi transferido para um erlenmeyer, e dissolvido em cerca de 100 ml de água destilada. Para indicar o ponto de viragem da titulação, adicionaram-se 2 a 3 gotas de fenolftaleína, que permaneceu incolor.
...