QUALIDADE DE FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS
Por: sthefanyalmeida • 2/6/2019 • Relatório de pesquisa • 1.818 Palavras (8 Páginas) • 349 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PITÁGORAS
BACHARELADO EM FARMÁCIA
QUALIDADE DE FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS
Ipatinga, 2019
FACULDADE PITÁGORAS
BACHARELADO EM FARMÁCIA
QUALIDADE DE FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS
|
[pic 2]
Alunos:
Prof. Marcos Vinicius Barbosa
Ipatinga, 2019
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO _____________________________________________________4
- OBJETIVOS ________________________________________________________5
- MATERIAIS E MÉTODOS ____________________________________________6-7
- REAGENTES E MATERIAS _______________________________________6-7
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL OU METODOLOGICO____________6-7
- RESULTADO_______________________________________________________8-9
- CONCLUSÃO_______________________________________________________10
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ___________________________________11
- INTRODUÇÂO
Os medicamentos são insumos que utilizamos em necessidades básicas para prevenção ou cura de patologias e há uma importância extrema em controlar a qualidade de produção em todas as etapas dos segmentos industriais ou manipulados. E cabe a órgãos fiscalizadores tais condutas para que os medicamentos cheguem sempre em boa qualidade ao uso do consumidor.
O controle de qualidade, tem o objetivo fazer com que o produto farmacêutico chegue a legitimidade da matéria-prima. E são feitos diversos testes de inspeção de qualidade, dosagem certa, pesagem da quantidade do medicamento, comprovar se as características físicas e químicas são adequadas, possibilitando a maior qualidade e eficácia da terapêutica. Para realização de tais testes para o controle de qualidade dos medicamentos, foram formuladas as farmacopeias, onde contém padronizações de requisitos específicos de qualidade e procedimentos adequados a serem realizados. Os testes são realizados sempre de cada lote de medicamentos.
Em aula prática realizada em laboratório de Tecnologia Farmacêutica, da Faculdade Pitágoras, os alunos juntos ao professor, poderam realizar e entender todo processo que envolve inspeção de qualidade de comprimidos. Foram realizados contagens, cálculos matemáticos, técnicas especificas para cada procedimento. Para entender com mais conhecimentos, foram realizados procedimentos como aparência geral, espessura, dureza, friabilidade, desintegração e dissolução.
2 OBJETIVOS
Realizar testes de aplicação para avaliar qualidade de comprimidos.
- 3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Reagente e Materiais
- Balança Analítica
- Durômetro
- Friabilômetro
- Desintegrador
3.2 Procedimento Experimental OU Metodologia
1º Teste Peso médio
Inicialmente pegamos 20 comprimidos de uma determinado medicamento e pesamos cada um na balança analítica, logo após calculamos a média dos pesos, o desvio em relação a média e verificamos se o lote do medicamento pesado apresenta uma uniformidade de peso.
2º Teste Dureza
Utilizamos 10 compridos, posicionamos o comprimido no equipamento durômetro e exercemos uma força ate que o comprimido tenha uma ruptura, repetimos esse processo com todos os outros. A forma mínima é cerca de 4kgf, se os resultados forem entre 4 a 6 kgf significa que os comprimidos então macios já entre 7 a 12kgf comprimidos duros.
3º Teste Friabilidade
Colocamos os 10 comprimido no Friabilômetro e ajustamos a velocidade para 25RPM fizemos um texto por 4 minutos, após esse processo retiramos os resíduos do comprimidos e observamos se não ocorreu nenhuma quebra dos comprimidos. Esse processo e feito para testar a resistência do comprimido quando é submetido a uma ação mecânica.
4 Teste Desintegração
Adicionamos um comprimido em no tudo da cesta do aparelho desintegrador, utilizando água a 37ºc, verificamos se o comprimido se desintegra dentro do limite de tempo especificado, cada tipo de comprimido há uma descrição na monografia. O medicamentos que utilizamos é um medicamento revestido, o revestimento faz com que o remédio resista ao ácidos do estômago, chegando no intestino para que ai ele abra e a substância ativa é liberada, então leva um tempo maior para se desintegrar,
[pic 3]
[pic 4]
Balança Analítica Durômetro
[pic 5][pic 6]
Friabilômetro Desintegrador
4. RESULTADOS
[pic 7]
PESO MÉDIO
18,27/20 = 0,91
2 Comprimidos tiveram um peso de 0,87 0,87 – 0,91 x 100 = - 4,39% [pic 8]
...