RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: QUÍMICA APLICADA AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS ESTEQUIOMETRIA
Por: PATISIQUEIRA • 31/8/2017 • Relatório de pesquisa • 766 Palavras (4 Páginas) • 799 Visualizações
[pic 1]
Prof. Maurício Fábio Gomes
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
QUÍMICA APLICADA AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ESTEQUIOMETRIA
Ângela M. Gesuino Dutra
Karolyne Vitoria Egea
Luana Ketlen dos Santos Lima
Luis Henrique M. Oliveira
Patricia Siqueira
Aline
Maringá - Paraná
2017
1. INTRODUÇÃO
Muito do que se estuda em química provem das reações entre diferentes elementos, tais reações podem ser representadas por meio de equações química. Numa equação os elementos que ficam do lado esquerdo recebem o nome de reagente e os elementos do lado direito são chamados de produtos. Ainda no século XVIII Antoine Lavoisier introduziu a ideia da conservação da matéria, ou seja, a matéria não pode ser destruída muito menos criada ele é transformada.
A relação entre quantidade de um reagente e produto é chamada estequiometria e os coeficientes numa equação balanceada são os coeficientes estequiométricos. Ao fazer o balanceamento de equações químicas é preciso ter em mente que as formulas precisam estar corretas e os subescritos dos reagentes e produtos não podem ser modificados.
Quando a quantidade de um reagente determina a formação de um produto este é chamado reagente limitante e quando maior for sua quantidade maior também será a formação de produto.
Uma reação química pode acontecer de várias formas diferentes, dentre elas reações de síntese, quando dois ou mais reagentes formam um produto, reação de análise, quando um reagente forma mais de um produto, reação de deslocamento, quando uma substância simples reagee comm outra composta dando origem a novas substâncias.
2. OBJETIVOS
Observar diferentes reações químicas, e analisar aspectos qualitativos e quantitativos das reações químicas.
Espera-se que no final todos os resultados tenham coerência e clareza nas análises das diferentes reações químicas, bem como, nos aspectos qualitativos e quantitativos destas reações químicas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
1º PARTE
- Solução de ácido clorídrico
- Tubo de ensaio
- Tira de magnésio
- Cápsula de porcelana
- Chapa de aquecimento
- Balança
- Béquer
2° PARTE
- Sulfato de Cobre
- Tubo de ensaio
- Tira de zinco
- Filtro
- Agua destilada
- Chapa de aquecimento
- Béquer
3° PARTE
- Nitrato de Chumbo
- Tubo de ensaio
- Hidróxido de sódio
- Filtro
- Água destilada
- Chapa de aquecimento
- MÉTODOS
1° PARTE
Colocamos 5 ml de solução de ácido clorídrico 1 mol/L em um tubo de ensaio. Pesou-se uma tira de magnésio mergulhando-a em seguida na solução ácida. Após observar o ocorrido, pesou-se uma cápsula de porcelana seca, transferindo o conteúdo do tubo de ensaio para a cápsula de porcelana. A cápsula foi aquecida usando a chapa de aquecimento para evaporar o solvente. Após o resfriamento da cápsula a pesamos novamente para observar a massa obtida.
2° PARTE
Colocamos 10 mL de solução de Sulfato de Cobre 1 mol/L em um tubo de ensaio. Pesou-se uma tira de zinco mergulhando-a em seguida na solução. Após observar ocorrido filtramos a mistura obtida e lavamos o precipitado com 10 mL de água destilada. Esperamos a secagem do sólido obtido na chapa de aquecimento, e pesamos o mesmo novamente para observar a massa obtida.
3° PARTE
Colocamos 10 mL de solução de Nitrato de Chumbo 1 mol/L em um tubo de ensaio, foi adicionado no tubo de ensaio 1 mL de solução de hidróxido de sódio 1 mol/L. Após observar a reação, filtramos a mistura obtida e lavamos o precipitado com 10 mL de água destilada. Colocamos o filtro com o sólido filtrado na chapa de aquecimento para a secagem e depois pesamos a massa de produto sólida obtida na reação.
...