RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DO TEOR DE H2O2 EM ÁGUA OXIGENADA COMERCIAL
Por: JuliaMurozaki • 15/8/2017 • Relatório de pesquisa • 1.419 Palavras (6 Páginas) • 2.541 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE MEDICINA DO ABC
RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DO TEOR DE H2O2 EM ÁGUA OXIGENADA COMERCIAL
SANTO ANDRÉ
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ............................................................................ 3
- Dosagem da água oxigenada............................................ 3
- Periculosidades................................................................... 4
- OBJETIVOS ................................................................................. 5
- PARTE EXPERIMENTAL............................................................. 6
3.1 Materiais e reagentes...............................................................6
3.2 Procedimento............................................................................6
- RESULTADOS E DISCUSSÕES ................................................ 7
4.1 Equações envolvidas................................................................7
4.2 Concentrações..........................................................................7
4.3 Resultados de todos os grupos do Matutino...........................11
- CONCLUSÕES............................................................................13
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................... 14
- INTRODUÇÃO
1.1 Dosagem de água oxigenada
A água oxigenada é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio e no comércio é encontrada geralmente em uma solução com uma concentração de 3%. Quando pura, é um líquido viscoso, de densidade 1,46g/mL, incolor e de cheiro semelhante ao do ácido nítrico. Seu ponto de fusão é 2°C, seu ponto de ebulição é 85°C. É solúvel em água comum, em todas as proporções.
É um composto instável, decompondo-se à temperatura ambiente, principalmente em meio básico. A solução á sempre comercializada em meio ácido (geralmente acidulada com ácido fosfórico). Em presença de metais, carvão, ou bióxido de manganês finamente pulverizado, ela se decompõe com facilidade e com efervescência, em um processo bastante exotérmico. Pode ser obtida pela ação de ácidos sobre peróxidos.
No laboratório é empregada como oxidante, na indústria como alvejante, na medicina como desinfetante, na arte, na restauração de quadros enegrecidos e papéis amarelados.
Tais soluções são oferecidas no comércio, em várias concentrações, expressas em volume, isto é, ao decompor-se, a solução fornece tantos volumes de oxigênio. A concentração das soluções aquosas comerciais de peróxido de hidrogênio é indicada pelo número de volumes de O2 que se obtém pela decomposição de 1,0 cm3 da solução considerada. Dessa forma, a água oxigenada 10 volumes é aquela que, ao se decompor totalmente, libera uma quantidade de O2 10 vezes maior do que da água usada em volume. Assim, 1,0 mL de água oxigenada a 10 volumes produz, ao se decompor, 10,0 mL de O2 nas CNTP. [1]
A decomposição do peróxido de hidrogênio ocorre de acordo com a equação abaixo, havendo relação massa-volume indicada abaixo, sendo que 2 . 34,02 g de H2O2 produz 22,4 litros de O2 nas CNTP.
(I) 2 H2O2 → 2 H2O + O2↑
Quando se junta solução de KMnO4 a uma solução de peróxido de hidrogênio acidificada com H2SO4, a reação que ocorre pode ser assim equacionada:
(II) 2 KMnO4 + 3 H2SO4 + 5 H2O2 → K2SO4 + 2 MnSO4 + 8 H2O + 5 O2↑
1.2 Periculosidades
O Peróxido de hidrogênio (H2O2) é um oxidante forte que pode liberar oxigênio e contribuir na combustão de materiais inflamáveis. Contato com material combustível poderá causar fogo. Causa queimaduras e irritações e tem efeitos adversos à saúde humana. Causa branqueamento da pele; pode causar irritação e/ou queimaduras nos olhos e pele. O contato prolongado poderá causar vermelhidão e bolhas. A inalação causa irritação e inflamação do nariz e garganta. A súbita evolução do oxigênio poderá causar prejuízos no esôfago e estomago. Não é um veneno sistêmico, se vomitado.
Efeitos Ambientais: O produto é um forte agente oxidante.
Perigos físicos e químicos: Risco de decomposição quando em contato com impurezas, metais, álcalis, agentes redutores e substâncias incompatíveis. [3]
2. OBJETIVOS
Aplicar a técnica de permanganometria, que faz uso do permanganato de potássio (KMnO4) como reagente volumétrico em meio ácido, para determinação do teor de H2O2 em água oxigenada comercial.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais e reagentes
- Peróxido de Hidrogênio (H2O2);
- Solução de Ácido Sulfúrico (H2SO4);
...