Radicais livres
Por: Caroline95 • 29/3/2016 • Seminário • 636 Palavras (3 Páginas) • 407 Visualizações
INTRODUÇÃO
O radicais livres são as moléculas que contém um ou mais elétrons não pareados, podem ser gerados na mitocôndria, no seu alvo celular como lipídeos, DNA e outros.
Já os antioxidantes naturais são moléculas presentes nos alimentos em pequenas quantidades, que possuem a capacidade de interromper a formação desses radicais livres, dessa forma podem ser utilizados nas indústrias de alimentos, cosméticos e bebidas. Esses antioxidantes podem estar presentes em ervas, especiarias e chás como no alecrim, no qual possui tocoferol que apresenta excelente atividade antioxidante, podendo também ser utilizado na inibição de oxidação de ácidos graxos insaturados de óleos e gorduras.
Existem também os antioxidantes sintéticos, sendo o BHA, BHT, PG e TBHQ são os mais utilizados em industrias alimentícia, o PG possui baixa estabilidade para alimentos engordurados, fritos e massas assadas. O TBHQ é um ótimo antioxidante para óleos de frituras, pois resiste ao calor e proporciona boa estabilidade aos produtos.
É importante também saber sobre alguns antioxidantes presentes nos alimentos, como os antioxidantes fenólicos, que lançados a partir do bagaço da uva utilizando enzima, pode retardar significativamente a oxidação de LDL humano. Em relação a presença de antioxidantes em legumes, podemos destacar a batata, possui ácido ascórbico, alfa- tocoferol e compostos polifenólicos.
Portanto são inúmeros alimentos que possuem atividade antioxidantes, alguns naturais e outros sintéticos, sendo eles maléficos ou benéficos para a saúde.
RESULTADOS
Dentre a grande variedade de compostos que possuem ação antioxidantes podemos destacar os polifenóis.Os polifenóis são compostos do metabolismo vegetal, sua capacidade antioxidante é exercida principalmente, por suas propriedades redutoras, no qual a intensidade da ação antioxidante exibida por estes fitoquímicos é diferenciada através do número e posição de hidroxilas presentes na molécula. Esses compostos são encontrados em abundância no suco da uva, segundo alguns estudos publicados, pode-se analisar que o suco de uva tinta apresenta ótima atividade antioxidante.
Outros trabalhos realizados para analisar o potencial antioxidante do suco de uva,apresentaram um efeito antioxidante potente, pois apresentaram melhorasna função endotelial, inibiram a oxidação do colesterol LDL. Essas propriedades antioxidantes são possíveis devido à presença dos polifenóis na casca e sementes da uva.
Além de antioxidantes naturais, existem também os sintéticos, estes, são capazes de conferir melhor estabilidade dos produtos alimentares, como os butilhidroxianisol (BHA), butilhidroxitolueno (BHT), tert-butilhidroxiquinona (TBHQ), propilgalato (PG) e tocoferóis. Seu mecanismo de ação é conferido através da estrutura fenólica que permite a doação de um próton a um radical livre, dessa forma o mecanismo de oxidação por radicais livres é interrompida. Dentre os antioxidantes sintéticos o que melhor se destaca é o TBHQ, sendo melhor antioxidante para óleo e frituras, proporcionando melhor estabilidade para produtos acabados. Entretanto seu uso é limitado, seu controle é estabelecido no Brasil através do Ministério da Saúde, pois podem apresentar efeitos adversos.
...