Relatorio de Estágio em Manipulação
Por: nattalliapedro • 12/5/2017 • Monografia • 4.061 Palavras (17 Páginas) • 724 Visualizações
Anexo 08
ESTÁGIO CURRICULAR
Aluna:
Ano das últimas disciplinas cursadas
Ano de conclusão:
Parecer da Comissão de Estágio:
_________________________________
_________________________________
_________________________________
1. Histórico da Empresa
2. Informações Gerais
a) Empresa
Inscrição Estadual:
Responsabilidade Técnica:
Inscrição no Conselho Regional de Farmácia
b) Acadêmico
c) Estágio:
Setores:
- Homeopatia;
- Alopatia, Fitoterapia, Dermatologia;
- Controle de Qualidade.
Responsabilidade Técnica
Inscrição no Conselho Estadual
3. Recursos Administrativos
a) Função e número de funcionários da empresa e do setor
A empresa tem como objetivo a manipulação de fórmulas alopáticas, fitoterápicas, dermatológicas e homeopáticas, assegurando a sua manipulação, conservação, dispensação, fracionamento, bem como critério para a aquisição de matérias-primas, de materiais de embalagens, de acordo com as boas práticas de manipulação.
A Farmácia, conta com 18 funcionários e a proprietária da farmácia que é a farmacêutica responsável, sendo 2 farmacêuticas, 5 recepcionistas, 2 digitadoras, 8 técnicas de laboratório (manipuladores) e uma serviços gerais.
b) Organização/ hierarquia da empresa e do setor:
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7][pic 8]
[pic 9][pic 10][pic 11]
[pic 12][pic 13][pic 14]
A Farmácia possui um organograma que demonstra a Estrutura Organizacional de pessoal suficiente para garantir que o produto por ela preparado, esteja de acordo com os requisitos deste regulamento técnico.
A Farmácia conta com pessoal qualificado e em quantidade suficiente para o desempenho de todas as atividades.
Recepcionista
Responsável pelo atendimento do cliente no balcão, execução de orçamentos, encaminhamento da receita para manipulação e entrega do produto manipulado ao cliente, conferencia das notas fiscais de entrada de matérias-primas.
Farmacêutico Responsável
Responsável pela aplicação de todas as normas legais, manutenção do nível de qualidade de todos os procedimentos efetuados na farmácia, representatividade perante órgãos governamentais, orientação aos clientes e aos profissionais médicos.
Manipuladores
Responsável pela (re) conferência dos dados da receita, com a ordem de produção ou embalagem, emitidas pelo atendimento de balcão; manipulação de fórmulas; estocagem e controle dos estoques de base; manutenção da higiene dos laboratórios e da qualidade dos manipulados.
Serviços Gerais
Responsável pela higiene e sanitização de todas as áreas da farmácia; recolhimento e disposição do lixo; estoque de material de limpeza.
c) Planejamento Anual do Setor
A Farmácia XXX não possui um Planejamento Anual do Setor.
d) Fluxograma das Rotinas Vivenciadas
Cliente / Paciente Recepção Conferência / Digitação[pic 15][pic 16]
[pic 17][pic 18]
[pic 19]
[pic 20]
[pic 21]
[pic 22][pic 23][pic 24]
[pic 25][pic 26]
[pic 27]
[pic 28][pic 29]
[pic 30][pic 31]
Após o atendimento do cliente/ paciente, é feito a execução do orçamento e encaminhamento da receita para a confecção da ficha de pesagem, onde esta é conferida e enviada para o laboratório.
Antes de iniciar a manipulação de qualquer fórmula magistral conferem-se todas as fichas de pesagem onde se encontra a formulação e as quantidades de matérias-prima a serem pesadas, já calculadas. Verifica-se se as doses prescritas estão de acordo com as recomendadas em literaturas e faz-se o estudo das formulações.
Na etapa de pesagem, cada substância pesada deve ser conferida, e seu número de lote precisa ser marcado na própria ficha de pesagem, de forma que possibilite a rastreabilidade das matérias-primas utilizadas até a sua origem. Também se faz necessário rubricar a ficha de pesagem, indicando quem foi o responsável por esta etapa.
Na manipulação de cápsulas verifica-se os excipientes adequados, as cápsulas a serem utilizadas e confere-se os fatores de correção.
Na manipulação de cremes, géis, loções, xampus e sabonetes líquidos, verifica-se a solubilidade, pH, estabilidade e interações entre os componentes da fórmula.
Na manipulação de xaropes e soluções verifica-se a solubilidade dos princípios-ativos.
Verifica-se também a necessidade ou não de um antioxidante na formulação e qual seria o mais adequado.
Ao término da manipulação do produto é feito o acondicionamento em embalagem adequada. A escolha da embalagem depende do produto manipulado, ela deve ser adequada e capaz de garantir a integridade do produto. Os itens a serem observados na escolha da embalagem são:
- Compatibilidade com a fórmula.
- Viscosidade da fórmula.
- Fotorreatividade de certas matérias-primas.
- Volatilidade dos solventes.
- Higroscopia de certas matérias-primas.
- Massa ou volume do produto a ser acondicionado.
Há também acessórios importantes que fazem parte da embalagem final: aplicador, espátula, copo dosador, conta-gotas e outros.
...