Relatório de aula prática de Química Analítica - Identificação de cátions pelo teste de chama e teste de identificação de cátions por via úmida.
Por: RoseNarciso • 20/10/2015 • Ensaio • 993 Palavras (4 Páginas) • 1.237 Visualizações
INTRODUÇÃO
A primeira prática foi referente aoteste de chama, ou prova da chama que é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
Na segunda parte da prática, no procedimento será observado a separação e a identificação dos cátions do GrupoV. Os cátions são classificados em cinco grupos , tomando-se por bases sua peculiaridade a determinados reagentes. Para fazermos a classificação dos cátions vai depender como eles irão reagir a tais reagentes pela formação ou não de precipitado.
AULA PRÁTICA PARTE 1: Identificação de cátions pelo teste de chama e teste de identificação de cátions por via úmida.
Objetivo
Observar a cor produzida na chama e identificar alguns cátions.
Materiais e procedimentos
Materiais:
* Béquer.
* Alça de platina.
* Bico de Bunsen.
Elementos químicos:
* Sódio, Potássio, Cálcio, Bário, Cobre e Estrôncio.
Procedimento:
* Colocar no béquer uma quantidade de ácido clorídrico (HCL), comfinalidade de eliminar algum resquício de outro elemento acumulado na alça de platina.
* Levar a alça de platina na chama (azul) do bico de Bunsen já ligado, até a chama não mudar de cor. Caso a chama apresente alguma cor, mergulhar a alça no ácido clorídrico e leva-la á chama novamente.
* Em seguida, pegar a alça e encostar em cada flaconete contendo os sais e levar até a chama. Observar atentamente a cor e anotar de acordo com o íon correspondente. Limpar a alça a cada teste mergulhando no ácido clorídrico e aquecer na zona redutora da chama, até que não haja coloração na chama. Deixar para analisar por último o Cloreto de sódio para evitar contaminação.
Ao final do teste, foram encontrados os seguintes resultados:
* Sódio: amarelo
* Potássio: violeta
* Cálcio: vermelho tijolo
* Bário: verde limão
* Cobre: verde
* Estrôncio: vermelho carmim
AULA PRÁTICA PARTE 2: Procedimento para a separação e identificação dos cátions do grupo V
Objetivo
Estudar as características de identificação dos cátions do Grupo V.Separar e identificar os cátions do Grupo V.
Materiais:
* Tubo de ensaio
* Grade para tubo de ensaio
* Pipeta de Pasteur
* Capela de exaustão
* Centrífuga
* Banho-maria
Elementos Químicos:
* HCL, NH4OH,Ácido Acético, K2CrO4,Água destilada.
Procedimento:
Amostra:
* Em um tubo de ensaio colocar 10 gotas da solução de cátions e adicionar 10 gotas de HCL 6mol/L, agitar até obter a formação de um precipitado branco. Centrifugar.
* Observar o precipitado, caso o resultado der positivo adicionar mais uma gota de HCL6mol/L, e levar a centrífuga novamente.
*
...