Resenha Critica do Artigo Científico “Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil”
Por: Lucélia Neves • 20/3/2020 • Resenha • 805 Palavras (4 Páginas) • 561 Visualizações
Centro de Educação Tecnológica de Terezina- CET
Faculdade de Tecnologia de Terezina- CET
Curso de Farmácia
Resenha Critica do Artigo Científico “Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil”
Teresina-PI
2020
Lucélia Ribeiro da Silva Neves
Resenha Critica do Artigo Científico “Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil”
Resenha Critica do Artigo Cientifico “Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil” para fins de avaliação da disciplina Metodologia Cientifica do Curso de Enfermagem/Farmácia da Faculdade de Tecnologia de Teresina-CET
Teresina-PI
2020
Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil
José Rodrigues de Almeida Neto é brasileiro, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí(UFPI) e Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e meio Ambiente, rede PPRODE MA/UFPI;Tropico Ecótonal do Nordeste (TROPEN).
Este estudo teve como objetivo pesquisar diferentes plantas medicinais utilizada pela comunidade comunidades rurais de Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí. Foi identificado 74 espécies de plantas através de literatura especializada, especialista e comparação com a coleção do Kabário Graziela Barroso da UFPI. As plantas medicinais são usadas de forma tradicional entre diversas comunidades, além disso contribuem para a saúde da população, tornando-se uma prática alternativa no tratamento de doenças.Sendo para muitos a alternativa mais acessível ao tratamento de doenças que a comunidade tem acesso e com o custos inferiores à medicamentos sintéticos.
Destaca a importância de transmissão de conhecimento entre as gerações, pois essa é uma forma das comunidades não perder suas raízes e preservar o conhecimento adquiro ao logo do tempo.
A coleta de dados foi feita através de entrevista com maiores de 18 anos, foi utilizado formulários, gravador, diário de campo e o auxilio de interprete local para entrevista com os moradores surdos mudos.
O artigo apresenta os nomes científicos, nomes populares, suas indicações de uso e parte da planta que pode ser utilizada. Na comunidade destaca-se a espécie Chenopodium ambrosiaides, populamente conhecida como Mastruz. Seguida por Croton campestris,Plectranthus barbatus, Hymenaea courbaril e Vachellia farnesiana, Anacardium occidentale, Cochlospermum vitifolium ,Ximenia americana e Citrus aurantium.
Estudos feitos através de pesquisas e demonstrações gráficas, destacou a importância das plantas medicinais etnobotânicas das áreas de transição do Piauí como Franco e Barros, 74 espécies de plantas foram citadas e distribuídas em 40 famílias botânicas, obtve-se como mais representativa:Fabaceae(11spp); Euphorbiaceae (6spp) lamiaceae (5spp) e Anacardiaceae (4spa) ,sendo que a família Fabaceae predomina-se como maior número de espécie nos estudos - Ribeiro et AL. (2014) e mais utilizada e de grande potencial medicinal em decorrência do seu uso.
A espécie chenopodium ambrosiaides L.(mastruz) indicou valor Maximo de importância relativa conhecida como planta de toxicidade e poucos relatos de prejuízo em humanos. Planta bastante usada no nordeste brasileiro para tratamento de gripe, fraturas isto segundo Morais et al . (2005)
As plantas que são usadas nas comunidades estudadas para fins medicinais ocorrem em ate 06 domínios fitogeográfico-cerrado (40,54%) e caatinga (34,46%) e são os que mais se expressam, e essa distribuição da espécie colabora a concepção e transição para a área estudada.
...