Tecnologia de alimentos
Seminário: Tecnologia de alimentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alisson94954 • 19/11/2014 • Seminário • 666 Palavras (3 Páginas) • 439 Visualizações
1. Tecnologia de alimentos. É aplicação de métodos e técnicas para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos.
2. Pasteurização: Tratamento térmico que destrói os microrganismos patogênicos presentes no alimento. (<100 ºC) O aquecimento pode ser por meio: vapor, água quente, calor seco; sempre esfriando rapidamente os produtos depois do aquecimento. Objetivo prolongar a vida de prateleira dos alimentos.
3. Congelamento: O congelamento consiste em reduzir a temperatura do alimento (-18 ºC), com a conseqüente cristalização de uma parte da água e alguns dos solutos. Inibe a deterioração microbiológica, reduz a velocidade de reações químicas, como a atividade enzimática e a oxidação de gorduras.
4. Esterilização: A esterilização pelo calor é o tratamento no qual o alimento é aquecido a uma temperatura relativamente elevada durante períodos variados de tempo, suficientes para a destruição de microorganismos e inativação de enzimas capazes de deteriorar o produto durante o armazenamento. Objetivo destruição dos microorganismos causadores de doenças e deterioradores. Método: aquecimento.
5. Fermentação: É um processo que utiliza o crescimento controlado de microrganismos selecionados, capazes de modificar sua textura, sabor e aroma, como também suas propriedades nutricionais. Tipos: alcoólica, acética, láctica.
6. Resfriamento: Para resfriar os alimentos normalmente é utilizado o refrigerador ou a geladeira, onde os alimentos são submetidos a baixas temperaturas, porém superior a 0 ºC. Esse processo conserva-os por poucos dias, variando o prazo de um alimento para o outro.
7. Sanitização: Aplicação da solução sanitizante na superfície limpa, para redução dos microrganismos. Ex: lavagem de copo, talheres, com alta temperatura ou aplicando desinfetante químico.
8. Higienização: visa basicamente, não só eliminar ou reduzir (em níveis seguros do ponto de vista de saúde pública) a carga microbiana indesejável dos alimentos, como também excluir por completo contaminações por sujidades diversas, proporcionando, dessa forma, um produto de melhor qualidade nutricional.
9. Limpeza: Consiste na remoção de substâncias orgânicas e/ou minerais, como terra, poeira, gordura e outras sujidades indesejáveis à qualidade do alimento. Normalmente são perceptíveis a olho nu.
10. Analise Sensorial: Finalidade: utilizada para provocar, medir, analisar e interpretar reações das características de alimentos e outros materiais da forma como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição. Determinado atributo ou a característica global do produto e quantificá-la. Objetivos: Estudo da vida útil, Asseguração e garantia da qualidade, Compatibilidade de Produtos / Embalagens, Otimização de produtos, Desenvolvimento de novos produtos.
11. Leite tipo A: Ordenha mecânica - refrigeração e homogeneização – sistema de pasteurização – envase. Não tem contato manual e todo processo ocorre no mesmo local.
12. Tipo B: Ordenha mecânica – refrigeração – transportado – pasteurizado – envase.
13. Tipo C: Ordenha pode ser manual – refrigeração – transportado – pasteurização – envase – ou produção de derivados.
...