Toxicologia
Por: leanir • 27/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.775 Palavras (12 Páginas) • 1.154 Visualizações
Estudo Dirigido de Toxicologia
1. Defina xenobiótico?
É o termo usado para designar substancia químicas estranhas ao organismo.
2.Defina toxificante?
É a entidade química capaz de causar dano a um sistema biológico, alterando seriamente uma função ou levando-o à morte, sob certas condições de exposição.
3.O que diferencia um xenobióticode um agente tóxico?
O xenobióticode é uma substância que não é necessário causar algum dano à saúde. (Intoxicação)
O agente toxico é um produto que geralmente causa o dano à saúde.
4.O que é intoxicação?
É um processo patológico causado por substâncias químicas endógenas ou exógenas e caracterizado por desequilíbrio fisiológico em consequência das alterações bioquímicas no organismo.
5.O que é DL50 e qual a sua relação com a toxicidade?
Dl50 é a dose ou a concentração de agente químico, que pode causar a morte de 50%de um dado população de organismos em condições experimentais, com relação a toxicidade: com dl50 baixa é toxica e com dl50 alto não é toxico.
6.O que toxicocinética?
É o estudo da relação entre a quantidade de um agente toxico que atua sobre o organismo e a concentração dele no plasma, relacionando os processos de absorção, distribuição e eliminação do agente.
7.Explique os mecanismos de transporte que o toxicante usa durante a absorção:
Transporte passivo: este depende do gradiente de concentração e das características físico-químicas dos agentes químicos.
Transporte ativo: é caracterizado por consumo de energia, movimento de substâncias contra o gradiente de concentração e a existência de proteínas carregadoras de moléculas, podendo ser saturadas.
Pinocitose: é um processo especial de passagem de partículas liquidas através das células, por mecanismo semelhante à fagocitose.
Difusão facilitada: a substância é transportada por carregador, sem, contudo, haver consumo de energia.
8.Explique as fases da toxicocinética ADME (absorção-distribuição-metabolização- excreção)
Absorção: É a passagem de substância do local de contato para circulação sanguínea.
Distribuição: Depende do fluxo sanguíneo e linfático nos diferentes órgãos, além de sofrer interferência de outros fatores tais como ligação ás proteínas plasmáticas diferencias regionais de PH e coeficiente de partição óleo/agua de cada substancia.
Metabolização: As substancias lipofílicas são facilmente absorvidas, porém não são facilmente excretadas uma vez que sofrem reabsorção em função de suas facilidades de atravessar as membranas celulares.
Excreção: É o processo pelo qual uma substância é eliminada do organismo.
9.Explique as principais vias de absorção e excreção?
Absorção dérmica: A pele é um órgão formados por múltiplas camadas de tecidos, contribuindo com cerca de 10% de peso corpóreo. É relativamente impermeável a maioria dos íons, bem como as soluções aquosas, entretanto, é permeável a grande número de toxicantes sólidos, gases e líquidos lipossolúveis.
Absorção pela via respiratória: É uma via de entrada importante de substâncias toxicas para o organismo, as partículas sólidas ou liquidas suspensas no ar atmosférico, assim como gases e substancias voláteis, passam pelas fossas nasais, faringe, laringe, brônquios, traqueia e alvéolos pulmonares, alcançando a circulação sanguínea.
Absorção oral: A ingestão pode ser acidental, por meio de agua ou alimentos contaminados, voluntária, no ato suicida ou na ingestão de drogas por indivíduos dependentes. Outra via importante de exposição aos toxicantes é o trato digestivo.
Absorção por outras vias: Entre outras vias de exposição, tem-se, de importância pratica, a parenteral, utilizada na terapêutica e pelos dependentes de drogas do tipo cocaína e heroína.
Excreção: Mais representativas são a urinária, a fecal e a pulmonar. A urina excreta substâncias hidrossolúveis, enquanto as fezes carregam substâncias não absorvidas no trato digestivo e também os produtos excretados pela bile. A via pulmonar é a responsável pela excreção de gases e vapores.
Excreção renal: Os rins exercem importante papel depurador do sangue, excretando substâncias polares e hidrossolúveis.
Excreção pelo trato digestivo: A parte não absorvida dos agentes químicos pela via oral é excretada com as fezes.
Excreção pelos pulmões: As substâncias gasosas e voláteis são excretadas principalmente pelos pulmões. O bafômetro utilizado para a determinação de concentração etanólica no plasma, é baseado no princípio da proporcionalidade entre a quantidade de etanol eliminada e a sua pressão a vapor.
Excreção por outras vias: agentes tóxicos podem ser excretados ainda por outras vias, tais como suor, saliva, lágrimas e leite. As excreções por estas vias são dependentes de diferenças de phs entre o plasma e as glândulas ou tecidos, do pka das substâncias da lipossolubilidade e da presença de transportes ativos.
10.Diferencie as fases da biotransformação?
Fase I: Oxidação, redução e hidrólise- conferem polaridade aos xenobioticos por expor ou inserir grupamentos sulfidrila, hidroxila, amina ou carboxila que resultam em aumento na hidrofilicidade.
Fase II: Glicuronidação, sulfatação, acetilação, metilação, conjugação com a glutationa e com aminoácidos- são caracterizadas pela incorporação de co-fatores endógenos as moléculas provenientes das reações fases I.
11.Defina inibição e ativação enzimática. Cite exemplos:
Inibição: Certas substâncias são capazes de reduzir a biotransformação de xenobioticos. Ex: Cetoconazol
Ativação: Atividade enzimática do sistema oxidase de função mista responsável pela maioria das reações enzimáticas de xenobióticos, podem ser estimuladas por substâncias do tipo hormônios esteroides, inseticidas, clorados, barbitúricos, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos etc. Ex: rifampicina
12.Quais situações contribuem para o aumento da difusão de um xenobióticos através de uma membrana biológica?
Os xenobióticos atravessam as membranas por diferentes mecanismos, dependendo de suas propriedades físico-químicos.
Transporte passivo: é o mecanismo dependente do gradiente de concentrações e das características físicas ou química dos agentes químicos. Este processo compreende a filtração, que é a passagem de moléculas polares, hidrossolúveis, pelos poros aquosos da membrana, e a difusão lipídica, que é a passagem de moléculas hidrofóbicas, geralmente maiores que 600daltos, por difusão através de membranas. Os eletrólitos fracos, representados pela substância de natureza ácida ou alcalina, possuem na sua forma ionizada pouca afinidade a lipídios, impossibilitando assim a sua passagem por difusão lipídica. Portanto, as substancias de natureza ácida atravessam as membranas muito mais facilmente em pH ácido, enquanto as de natureza alcalina encontrarão melhor condição em pH alcalino.
...