A Biomecanica e Cinesio
Por: higordam • 13/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 2.505 Visualizações
Olá pessoal, boa noite!
Nosso grupo escolheu como esporte o Volei!
O vôlei como todos sabem é um esporte super conhecido na verdade ele 2º esporte mais reconhecido no Mundo e só perde mesmo para o futebol. Tem como objetivo a marcação de pontos, assim como vários outros esportes.
Para jogar vôlei, são usados vários movimentos que compõem o jogo. Como por exemplo: o Saque, levantamento, ataque, bloqueio, manchete e recepção.
Nós escolhemos a Manchete e o saque para fazer a análise cinesiologica e a analise biomecânica.
MANCHETE:
A manchete é o fundamento mais básico e essencial do voleibol. Ela é usada para acertar as bolas mais baixas e, geralmente é o recurso de recepção de saque e de defesa mais comum. O fundamento realizado define-se com os antebraços unidos e com os cotovelos estendidos para que a bola não toque no chão.
O ATLETA REALIZA A FLEXÃO DAS ARTICULAÇÕES DOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES. AO MESMO TEMPO EM QUE REALIZAMOS UMA LEVE FLEXÃO DO QUADRIL JOELHO E TORNOZELO OCORRE UM ALONGAMENTO DO MUSCULO GLÚTEO MAIOR E UMA CONTRAÇÃO DOS MUSCULOS GASTROCNÊMIO E SÓLEO NA FASE DO IMPACTO: O ATLETA REALIZA UMA EXTENSÃO COMPLETA DOS COTOVELOS
NA ARTICULAÇÃO GLENOUMERAL:
A articulação é triaxial, pois ela pode se movimentar nos três planos e eixos, sendo o plano de secção SAGITAL e Eixo de movimento é Latero- lateral - Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão.
Os músculos envolvidos na fase de preparação são: Deltoide anterior e médio, redondo maior, dorsal longo, reto abdominal (membros superiores) glúteo maior, quadríceps. Gastrocnêmio e sóleo (membros inferiores). Já na fase de impacto vamos ter a ação desses mesmos músculos mais o bíceps e o tríceps.
Ou seja: Começa-se o movimento com a articulação semi-flexinada, no decorrer do movimento o atleta deverá continuar a fazer a flexão.
Os músculos agonistas e antagonistas trabalham em conjunto para realizar uma ampla variedade de movimentos e ações. Os músculos agonistas são responsáveis pela realização de um movimento, são eles: parte anterior do deltoide, peitoral e coracobraquial, já os antagonistas, contração é contrária a provocada por um músculo agonista, ou seja, o primeiro relaxa enquanto o segundo flexiona, exemplo: parte posterior do deltoide, grande dorsal. Redondo menor e infraespinal
OS AGONISTAS TRABALHAM EM REGIME POSITIVO, E OS ANTAGONISTAS EM REGIME NEGATIVO. A MANCHETE PORÉM POSSUI DUAS APLICAÇÕES QUE INFLUENCIAM NO TIPO DE CONTRAÇÃO, QUANDO ELA É USADA PARA RECEPCIONAR BOLAS SEM MUITA VELOCIDADE, OS MEMBROS SUPERIORES ATUAM DE FORMA ISOTÔNICA, MAS QUANDO É USADA PARA DEFENDER ATAQUES OU RECEPCIONAR SAQUE VELOZES E FORTES, OS MEMBROS SUPERIORES ATUAL DE GORMA ISOMÉTRICA OU ESTÁTICA
Articulação Do Cotovelo
Plano/Eixo: Sagital / Frontal
Cadeia cinematica: Cadeia Cinematica Aberta
Tipo de contração: Contração concentrica
Movimento: Começa-se o movimento com a articulação fletida, no decorrer da ação o atleta deve fazer a extensão da articulação.
Grau de liberdade: Articulação Uniaxial, pois se movimenta somente em um plano e eixo.
Musculatura:
•Agonista: Na flexão - Braquial, Braquioradial, Biceps Braquial, Pronador Redondo. Na extensão - Tríceps Braquial, Ancônio. Na supinação - Supinador.
•Antagonista: Na flexão - Tríceps Braquial, Ancônio. Na extensão - Braquial, Braquioradial, Biceps Braquial, Pronador Redondo. Na supinação - Pronador Redondo, Pronador Quadrado.
SAQUE: É o ato de se colocar a bola em jogo, golpeando com uma só mão ou punho a bola solta no ar, pelo jogador que executa o saque, sendo o lance mas rápido de se conseguir o ponto. A mão a golpear a bola, poderá estar aberta em forma de concha ou fechada.
2 tipos Saque por baixo ou por cima: indica a forma como o saque é realizado, ou seja, se o jogador acerta a bola por baixo, no nível da cintura, ou primeiro lança-a no ar para depois acertá-la acima do nível do ombro. A recepção do saque por baixo é usualmente considerada muito fácil, e por esta razão esta técnica não é mais utilizada em competições de alto nível.
MANCHETE
MOVIMENTO DAS ARTICULAÇÕES: FLEXÃO + ROTAÇÃO EXTERNA
PLANO DE MOVIMENTO: SAGITAL E TRANSVERSAL
EIXO DE MOVIMENTO: TRANSVERSAL E VERTICAL
AGONISTAS: DELTOIDE ANTERIOR, CORACOBRAQUIAL, PEITORAL MAIOR CLAVICULAR, INFRA-ESPINHOSO E REDONDO MAIOR
ANTAGONISTAS: PEITORAL MAIOR ESTERNOCOSTAL, REDONDO MAIOR, GRANDE DORSAL E SUBESCAPULAR
DESCRIÇÃO DAS FORÇAS ATUANTES: AS FORÇAS QUE ATUAM A FAVOR DO MOVIMENTO SÃO AQUELAS DESEMPENHADAS PELOS AGONISTAS, ROTADORES E ELEVADORES DA ESCAPULA. CONTRA O MOVIMENTO TEMOS AS FORÇAS DESEMPENHADAS PELOS ANTAGONISTAS, DEPRESSORES DO ÚMERO, GRAVIDADE, PESO DA BOLA E O MOVIMENTO QUE ESTÁ SENDO EXECUTADO FORA DO PLANO ESCAPULAR, COMPRIMINDO A CAPSULA GLEINOIDAL
OS AGONISTAS TRABALHAM EM REGIME POSITIVO, E OS ANTAGONISTAS EM REGINA NEGATIVO. A MANCHETE PORÉM POSSUI DUAS APLICAÇÕES QUE INFLUENCIAM NO TIPO DE CONTRAÇÃO, QUANDO ELA É USADA PARA RECEPCIONAR BOLAS SEM MUITA VELOCIDADE, OS MEMBROS SUPERIORES ATUAM DE FORMA ISOTÔNICA, MAS QUANDO É USADA PARA DEFENDER ATAQUES OU RECEPCIONAR SAQUE VELOZES E FORTES, OS MEMBROS SUPERIORES ATUAL DE GORMA ISOMÉTRICA OU ESTÁTICA
SAQUE
FASE PREPARATÓRIA:
MOVIMENTOS DAS ARTICULAÇÕES: ROTAÇÃO EXTERMA E ABDUÇÃO
PLANO DE MOVIMENTO: MEMBRO QUE SACA : FRONTAL E TRANSVERSAL
...