A Pesquisa com Fisioterapeuta Sus
Por: chericheri • 11/9/2021 • Relatório de pesquisa • 442 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
1° Trabalho Avaliativo
Alunas:
- Letícia Ribeiro Dias 2° Período de Fisioterapia
- Maria Clara Alves Oliveira 2° período de Fisioterapia
Fisioterapeuta Entrevistada: Renata Naves Galdino, CREFITO: 183122F.
Atua no SUS faz 8 anos.
- Pontos positivos e negativos do seu trabalho junto à saúde pública.
Positivos – estar mais próximo da população em geral, conhecendo assim a realidade da população do nosso país e do Sistema Único de Saúde, desde atendimentos em grupo(grupo de alongamento da Terceira Idade), até ao atendimento de reabilitação do paciente domiciliar, acamado. Sendo assim engrandecedor como pessoa e como profissional.
Negativo – por mais que o SUS do município em que eu trabalho seja uma das referências de SUS da nossa região, sempre há algumas dificuldades/imprevistos.
Exemplo: conseguir atender a alta demanda de encaminhamentos (havendo assim, em alguns momentos a necessidade de lista de espera)
Outro exemplo, em algumas situações dificuldade com descolamento para atendimento domiciliar e atendimentos na zona rural
- Como foi o seu primeiro contato como fisioterapeuta, atendendo pelo SUS?
Foi no estágio da faculdade onde eu tive o meu primeiro contato com o SUS e pude perceber todas essas vantagens e desvantagens, que já foram percebidas logo durante o estágio.
- Você sentiu alguma certa dificuldade no começo do seu trabalho no SUS?
Senti apenas no período de adaptação a um novo emprego por ser um ambiente diferente de trabalho dos demais que eu já tive.
- Você obteve apoio ou auxílio necessário, seja da unidade básica de saúde que você atendia ou do município em relação a proteção/prevenção ou EPI para entender os pacientes em meio a pandemia?
Sim, tivemos algumas medidas de proteção tanto pra gente como profissional como para o paciente, exemplo: não atendendo mais de um paciente por horário.
- Como foi para você a mudança no atendimento antes e depois da pandemia?
A diminuição no número de pacientes, antigamente era 3 pacientes ou mais por sessão, também por um tempo ficaram atendendo apenas alguns pacientes de pós-operatório, alguns pacientes de urgência como AVC. Mas permanece o atendimento ainda de um paciente por horário, janelas abertas, higienização do local de trabalho logo após o atendimento.
- Se você pudesse dizer algumas palavras de incentivo ou conselho para futuros fisioterapeutas que queiram atuar com o atendimento no SUS, quais seriam?
Meu conselho seria que, todos os profissionais da área da saúde deveriam ter, pelo menos, um estágio no SUS, para conhecerem a realidade do nosso país, até mesmo politicamente, o que funciona e o que não funciona, quem realmente precisa, quais são as necessidades e desafios, qual é a realidade da população brasileira, os mais vulneráveis. É uma profissão engrandecedora como profissional, mas principalmente como ser humano.
...