A Sistema Muscular
Por: kauannykissy • 19/10/2022 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Sistema esquelético
O esqueleto humano compõem por 206 ossos que são divididos por esqueleto axial e esqueleto apendicular.
O esqueleto axial são os ossos que formam a cabeça, a coluna vertebral e o tórax, formando o eixo principal de suporte do corpo. Já o esqueleto apendicular são os ossos que formam os membros ( superiores e inferiores), e os ossos por quais esses membros se articulam com o esqueleto axial, como a cintura escapular e a cintura pélvica, responsáveis pelo o movimento do corpo.
Classificação dos ossos
Os ossos são classificados conforme a sua forma como : longos, curtos, planos e irregulares.
Os ossos longos são aqueles que o comprimento é maior que a largura e espessura, e a largura e a espessura são equivalentes, outra característica de um osso longo é que as epífises são bem definidas e a diáfise nem sempre, mas com a presença de canal medular. São classificados como ossos longos: fêmur, tíbia, fíbula, úmero, rádio, ulna e as falanges, que são localizados nos membros superiores e inferiores.
Os ossos curtos as três dimensões (comprimento, largura e espessura) são equivalentes. São classificados como ossos curtos, os ossos carpo e traço, que são localizados nas mãos (carpo) e nos pés (traço).
Os ossos planos são aqueles que o comprimento e a largura são equivalentes e maior que a espessura. Exemplo de um osso plano, é a escapula.
E nos ossos irregulares são aqueles que não apresentam forma geométrica definida. Exemplo de um osso irregular, a mandíbula e o cóccix.
Os ossos sesamóides que são os ossos que ficam entre os tendões, como a patela.
Os ossos pneumáticos são os ossos que apresentam cavidades, localizados no crânio, nessas cavidades são revestidas por mucosa e preenchida por ar. Exemplo de um osso pneumáticos, osso etmoide e temporal.
E por fim os ossos alongados, que são aqueles que as epífise não são bem definidas e ausente de medula óssea vermelha. Exemplo de osso alongado, é as clavículas e as costelas.
Substâncias óssea
No sistema esquelético existem dois tipos de substâncias óssea, que se localiza dentro dos ossos. A substância compacta e a esponjosa ou trabécular que são diferenciadas através do tamanho dos espaços, que contém a substância.
A substância compacta, as lamínulas do tecido ósseo são grudadas umas às outras através das suas faces não deixando espaço livre interposto. Sendo assim mais denso e duro.
Já na substância esponjosa, as lamínulas são mais desproporcional na forma e no tamanho, deixando espaços ( ou lacunas) que se interligam umas às outras.
Predomina em um osso longo, na diáfise contém substância óssea compacta no externo ao canal medular, já na epífises contém substância óssea esponjosa cercado por uma fina camada de substância compacta.
Somente encontrado nos ossos planos do crânio, contém substância óssea esponjosa chamada de díploe.
Os ossos são revestidos por periósteo, exceto nas superfícies articulosas, que se encontra cartilagem, que facilita nos movimentos.
...