A Sociedade Brasileira de Reumatologia
Por: Cris Souza • 2/8/2023 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 72 Visualizações
Dry Needling
Para tratamento da dor muscular.
1.Introdução.
Segundo Silva (2006), a dor é uma “experiência psicossomática afetada por fatores culturais, históricos, ambientais e sociais”. A algia é o sinal de alarme do corpo, onde é fundamental que os fatores subjacentes sejam compreendidos e que seja realizado o tratamento de maneira mais apropriada e abrangente , visto que pode ser causada por diversos fatores .
Para a Sociedade Brasileira de Reumatologia , 2011 :
A dor musculoesquelética é um evento comum na população geral e, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, representa, neste início de século, o principal motivo da procura por atendimento médico pela população mundial. Pode ser aguda ou crônica (definida como aquela de duração maior do que 3 a 6 meses), regional (localizada) ou disseminada (caracterizada pela presença de dor difusa pelo corpo).
O Dry Needling (DN) ou Agulamento a seco, está dentre os procedimentos usados para o tratamento à dor musculoesquelética . O Dry Needling é caracterizado como um método especifico para anulação de pontos gatilho (PG), com uso de agulhas estéreis de monofilamento fino que são inseridas na pele e músculo, tratando a nível local, atuando de forma anti-inflamatória e a nível sistêmico, liberando endorfinas e outras substâncias que melhoram a dor, e propiciam o bem estar do paciente.
- ESTE TEMA FOI ESCOLIDO PELO FATO DE SER UM MÉTODO QUE TEM SIDO MUITO PROCURADO NA ÁREA DA SAÚDE ,PARA O TRATAMENTO DA DOR MUSCULAR.
2.Objetivo Geral
Este trabalho tem a finalidade explanar de uma forma objetiva o que é o Dry Needling , como ele atua no processo de tratamento da dor muscular e os benefícios que ele traz para o paciente.
3.Objetivos Específicos
3.1 O que é o Dry Needling
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) define o Dry Needling ou Agulhamento a seco como :
A técnica Dry Needling foi internacionalmente estabelecida como Estimulação Intramuscular, e, mais recentemente, de acordo com a Federation of State Boards of Physical Therapy/US, como Terapia Manual Intramuscular, sendo considerada, na realidade, um segmento das áreas de Fisioterapia Manual, Musculoesquelética e Manipulativa, interessando a fisioterapeutas de diversas especialidades. Assim o Agulhamento Seco é uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida, sem medicação, através da pele para tratar várias disfunções, incluindo, mas não se limitando, a dor miofacial, o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos articulares.(COFFITO,2016)
É um tratamento que tem se tornado popular entre profissionais de saúde e pacientes ,por ser método terapêutico rápido , seguro e eficaz no controle de lesões dolosas e inflamações musculoesqueléticas.
3.2
Referência
< https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=5126 >
Fogelman Y, Kent J. Efficacy of dry needling for treatment of myofascial pain syndrome. Journal of back and musculoskeletal rehabilitation. 2015 Jan 1;28(1):173-9...
SILVA, R. D. Cinesioterapia Fundamentos Teóricos para Prática. Belo Horizonte - MG: COOPMED, 2006.
...