A Síndrome de Guillan Barré
Por: Renan976 • 27/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 485 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Síndrome de Guillan Barré
A síndrome de Guillan Barré é uma neuropatia periférica progressiva autoimune que atinge vários nervos periféricos, trata-se de uma doença dismielinizante, na qual ela retira a bainha de mielina do axônio. A bainha de mielina é responsável por uma melhor condução dos impulsos nervosos, ou seja, quando o cérebro envia uma mensagem do SNC para atingirem músculos e os membros, ela precisa ser transmitida pelos nervos, essa bainha de mielina facilita essa transmissão, sem ela não ocorre a transmissão neuronal.
Seria como se a bainha de mielina funcionasse como um isolante para o fio do axônio, ou seja, sem esse isolante a condução do impulso nervoso não é feita da forma correta e ocorre vários curtos-circuitos e o nervo não funciona.
É uma doença muito rara, e é uma doença autoimune onde a sistema imunológico produz anticorpos que atacam a bainha de mielina, ou seja, o sistema de defesa do nosso corpo é quem causa a doença. Este efeito é causado devido a presença de bactérias que causam infecções ou vírus, o sistema imunológico então produz anticorpos contra aquele antígeno e o ocorre o ´´ataque´´ a bainha de mielina por ter antígenos semelhantes ao dos vírus e bactérias acaba sendo atacada também ou seja o sistema de defesa ataca o que não era para ser atacado.
Sintomas
Os sintomas da síndrome geralmente começam nos pés e nas mãos antes de se espalhar para os braços e depois as pernas. Os principais sintomas são:
• Dor, formigamento e dormência
• Fraqueza muscular progressiva
• Problemas de coordenação e instabilidade (a não capacidade de andar sem ajuda)
A fraqueza pode afetar ambos os lados do corpo e pode piorar ao decorrer de várias deias.
O sistema nervoso Periférico
Este sistema é a rede de nevos que se encontram na periferia do sistema nervo central so central, onde se inclui os nervos motores, que o cérebro utiliza para controlar os músculos.
Na síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico (faz parte da imunidade inata) ataca estes nervos, tornando-os inflamados e, por conseguinte param de funcionar e devido a este fato ocorre a sensação de formigamento, dores nos braços e pernas.
Diagnostico da sindrome
Não é um diagnostico fácil, mas dois testes são feitos para diagnosticar:
1. Estudos de coordenação motora e eletromiografia (testes que medem a função do nervo e musculo;
2. Punção lombar; onde uma pequena agulha é usada para remover uma pequena quantidade de fluido a partir do canal espinhal, posteriormente ée levado para ser analisado.
O tratamento
O tratamento é feito dentro de um ambiente hospitalar humanizado seguindo a lei orgânica da saúde (lei 8.080) são feitas:
1. A introdução de Imunoglobulina intravenosa
2. Troca de plasma
Ambos os tratamentos miram os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico, a fim
...