A relação da educação pelo lazer e para o lazer PORTFÓLIO
Por: marcili • 12/4/2015 • Relatório de pesquisa • 507 Palavras (3 Páginas) • 1.272 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO-EAD
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Marcílio Gaspar de Melo
DISCIPLINA: RECREAÇÃO E LAZER
A relação da educação pelo lazer e para o lazer
PORTFÓLIO
POLO
Curitiba
A educação para o lazer e pelo lazer, nada mais é “do que uma gradativa tomada de consciência pelo indivíduo daquilo que o cerca, dos outros, na interação de todos esses elementos, num processo positivo de construção pessoal e comunitária, que realizando a pessoa transforma e renova também a sociedade de forma intencional”(Rolim,1989,p.117).
As vivencias lúdicas são tidas como fortes elementos que contribuem para a compreensão do novo mundo social e as reais possibilidades de intervenção socio-educativas, devido ao fato destas práticas corporais estarem inseridas dentro do contexto lazer, um espaço propicio para as mudanças de valores, de conduta e de atitudes. Ao evidenciar as possibilidades de intervenção pedagógicas via relação-lazer e educação autores como Dumazedier(1974 e 1980) ,França (1999) e Melo(2003) relatam em seus estudos o duplo processo educativo desta intervenção pedagógica: a educação pelo lazer e para o lazer como veículo e objeto de educação, considerando além das possibilidades de descanso e divertimento, desenvolvimento pessoal e social.
Dumazedier (1994) afirma que a grande vantagem das atividades de lazer é permitir escolhas, aprender a escolher. Elas estimulam a iniciativa favorecendo o desenvolvimento da autonomia. O lazer nesse sentido vem a ser entendido enquanto cultura, tendo como característica o caráter desinteressado, apresentando-se em duplo aspecto educativo: o lazer como veículo e objeto de educação.
Minha atividade foi desenvolvida com base nas experiências que tive na infância, escolhi a atividade lúdica :brincando com jornal.
Material utilizado:
-Um monitor
-Jornal velho
-Fita crepe
Para ser usado com crianças de 4 a 9 anos.
Montagem da atividade :
Distribui-se uma folha de jornal para cada criança que irá participar.
Vou denominar esta atividade de pênaltis .
Divide-se o grupo em duas equipes e cada uma delas deverá confeccionar uma única bola com todos os jornais de seus membros, usando para isso a fita crepe, feita a bola a equipe passará a cobrar pênaltis na equipe oposta até que sua bola se despedace , na sequencia a equipe oposta passará a realizar as cobranças com a sua bola , vence quem fizer mais gols.
Esta atividade pode ser desenvolvida na quadra ou no pátio.
REFERÊNCIA:
DUMAZEDIER, Jofre. A Revolução Cultural do tempo livre. São Paulo: Studio Nobel, SESC,1994.
ROLIM, Liz Cintra. Educação e Lazer, a aprendizagem Permanente. São Paulo: Ática, 1989.
...