AS DROGAS VASOATIVAS
Por: fisiobruba • 11/5/2018 • Seminário • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 833 Visualizações
DROGAS VASOATIVAS
DORMONID
FARMACOCINETICA
Duração curta de tratamento da insônia. Os benzodiazepínicos são indicados quando o transtorno obriga o indivíduo a submeter-se a um grande desconforto, é grave ou incapacitante; sedativo, anteriorizando procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos.
Dormonid: Apresenta-se com efeito indutor do sono e sedativo muito rápido, de grande intensidade. Exerce também efeito contra convulsões e ansiedade é relaxante muscular. Os benzodiazepínicos são usados juntamente com anestésicos para a sedação do paciente. O midazolam é o mais empregado.
EFEITOS ADVERSOS
Podem resultar na falta de reflexos, queda da (PA), depressão cardiorrespiratória e parada respiratória.
ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA
O Fisioterapeuta vai atuar na monitorização dos sinais vitais, Saturação periférica de oxigênio (Sato2), ritmo cardíaco, temperatura e pressão arterial (PA) do paciente.
FENTANILA
A Fentanila, medicamento conhecido e comercializado como Fentanil. É um analgésico narcótico de ação rápida curta duração e de uso injetável, atua diretamente no sistema nervoso central diminuindo o processo de dor, tem ação parecida a da morfina.
É frequentemente administrado em associação com um benzodiazepínico o midazolam ou diazepam em procedimentos endoscópicos como sedativo.
EFEITOS ADVERSOS
Apneia, depressão respiratória, bradicardia, hipotensão, visão embaçada e tonturas.
ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA
Fisioterapeuta vai atuar na monitorização dos sinais vitais, Saturação periférica de oxigênio (Sato2), ritmo cardíaco, temperatura e pressão arterial (PA) do paciente.
PROPOFOL
O Propofol é anestésico de curta duração, hipnótico.
É indicado Profolen para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Ele faz com que durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos o paciente fique inconsciente ou sedado.
Ele pode ser usado para a sedação de pacientes ventilados na UTI, também pode ser usado para sedação consciente em procedimentos cirúrgicos e de diagnostico.
EFEITOS ADVERSOS
Os pacientes deverão ser continuamente monitorados para possíveis sinais precoce de hipotensão, dessaturação de oxigênio e obstrução das vias aéreas.
ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA
O fisioterapeuta atua na monitorização da saturação periférica de oxigênio, controle da pressão arterial (PA).
TRIDIL (nitroglicerina)
É um vasodilatador coronariano, que tem como principal ação farmacológica o relaxamento da musculatura vascular lisa. Tem como indicação para tratamento de hipertesão pré-operatório, controle de insuficiência cardíaca congestiva.
FARMACOCINETICA
O Tridil (nitroglicerina) é uma potente droga concentrada, que deve ser diluída em Dextrose (5%) para injeção USP ou cloreto de sódio (0,9%) para injeção USP antes de sua infusão.
ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA
Fisioterapeuta vai atuar na monitorização da pressão arterial (PA), ritmo cardíaco e frequência cardíaca.
NIPRIDE
Indicado para estimular o debito cardíaco e para diminuir as necessidades de oxigênio do miocárdio no infarto agudo, na insuficiência cardíaca, na doença valvar mitral o que esta incluso tratamento intra e pós-operatório de pacientes que se submeteram a cirurgia cardíaca. Para que produza hipotenso controlada durante as intervenções cirúrgicas sendo que o paciente esta sob efeito anestésico, objetivando reduzir uma possível perda sanguínea intra operatória com isso diminuindo o fluxo sanguíneo no campo operatório.
Para que reduza com rapidez e eficácia a pressão sanguínea nas crises hipertensivas; é administrada medicação anti-hipertensiva de ação longa fazendo com que o tratamento seja reduzido.
FARMACOCINETICA
Administrado em infusão IV, nipride potente vasodilatador. Ele baixa a pressão sanguínea ao nível desejado durante a infusão. Para isso existe uma relação direta entre doses e efeitos considerando o estado hemodinâmico que o paciente apresenta e também a idade. Por ter o efeito vasodilatador, nipride quando administrado em doses baixas, diminui a resistência a ejeção ventricular esquerda e uma maior pressão de enchimento do ventrículo, com isso leva a redução da necessidade de oxigênio no miocárdio.
ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA
Verificar sinais vitais como a pressão arterial (PA), frequência cardíaca e saturação periférica de oxigênio (Sato2).
AMIODORONA
Amiodorona faz parte do grupo dos antiarrítmicos, classe III e potente vasodilatador. Que prolonga o intervalo QRS no ECG, prolongando assim o potencial de ação e diminuindo a frequência cardíaca. Ele aumenta ainda a irrigação do coração através dos vasos coronários.
FARMACOCINETICA
Após ser administrado via oral, o fármaco é lentamente absorvido através do trato digestivo, com biodisponibilidade absoluta de 20% a 86%. Absorvido melhor com alimentos. Por via oral, as concentrações máximas são observadas em 3 a 7 horas. O estado de equilíbrio somente é atingido após doses repetidas por 1 a 5 meses, contando que utilizem doses mais elevadas desde o inicio.
ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA
Fazer aferição da pressão arterial (PA), frequência cardíaca e saturação periférica de oxigênio (Sato2).
ADRENALINA (Epinefrina)
Pertence a um grupo farmacológico vasopressor; estimulador dos receptores a e b-adrenérgico.
È usado em parada cardíaca, FV/TV sem pulso, assistolia. É usado também em infusão continua com suporte hemodinâmico. Em bradicardia com hipotensão sintomáticas que não foi capaz de responder a atropina ou ao marca passo.
EFEITOS ADVERSOS
...