ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS
Por: rubi36 • 5/4/2017 • Trabalho acadêmico • 678 Palavras (3 Páginas) • 824 Visualizações
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa é proposta como sendo de grande valor à população como um todo, quer seja a família do idoso , o cuidador do idoso e ao próprio idoso.
Nota-se um grande número de idosos na população atual. Pode-se dizer que a população está envelhecendo.
Segundo alguns autores esta transição de uma população jovem para a de uma população envelhecida já ocorre cerca de trinta anos e ainda sofrerá aumento do número de idosos até o ano de 2025.
(GISELE BRAGA PINHEIRO, 2014)
O envelhecimento da população é um fenômeno mundial dos últimos trinta anos .No Brasil ,segundo a projeção estatística da Organização das Nações Unidas, entre 1950 e 2025,a população de idosos crescerá 16 vezes ,enquanto na população total o crescimento será de 5vezes.
(NEWTON LUIZ TERRA,ROBERTA DA SILVA,OLAVO FORLIN SCHIMIDIT; pág:266).
O envelhecimento é compreendido como sendo um conjunto de alterações estruturais de declínio progressivo e irreversível , com alterações biológicas , morfológicas e psicológicas.
(CUNHA ET AL,2009).
Consequentemente com esse declínio progressivo e irreversível de alterações estruturais , o idoso está sujeito a situações das quais geram transtornos em todo o seu meio onde vive. Uma dessas situações são as quedas .Tal problema é considerado a maior causa de trauma ,sendo também o mais frequente e sério problema de acidente doméstico , podendo em alguns casos levar ao óbito.
Dessa forma ,será abordado na presente pesquisa a atuação da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos , sendo estes um público com maior probabilidade de quedas quer seja em ambientes externos e ambientes internos ,como o interior de suas próprias residências.
JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa faz-se necessário para fins de prevenção às quedas de idosos , com a atuação da fisioterapia em geriatria abordando as causas que favorecem e/ou predispões as quedas de idosos.
Considerando ser a maior causa de acidentes domésticos, onde além dos traumas físicos, adquiridos , geram várias complicações na vida dos idosos , tais como incapacidade funcional; dependências nas atividades de vida diária(AVD),podendo perder sua autonomia ,com isso tornando os idosos excluídos do meio social, inseguros pelo medo de cair novamente, podendo levar a um quadro de depressão ,roubando destes, a qualidade de vida.
A maior causa de queda dos idosos são de natureza acidental : cair das escadas , tropeçar num tapete, etc. A queda é também responsável por 70% dessa mortalidade.
A atuação da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos irá favorecer de igual forma ao cuidador de idosos; a família do idoso e até mesmo o próprio idoso, formas de prevenir quedas em idosos e cuidados que reduzem o risco de quedas em idosos. Somando assim para um melhor resultado no tratamento do idoso que já sofreu alguma queda como na prevenção de quedas em idosos dando à este público uma melhor qualidade de vida.
...