Assepsia
Monografias: Assepsia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francine.ssantos • 10/10/2013 • 1.286 Palavras (6 Páginas) • 1.683 Visualizações
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO.................................................................................................04
2.0 ASSEPSIA.......................................................................................................05
2.1 ASSEPSIA MEDICA........................................................................................05
2.1.1 LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERIZAÇÃO...............................................06
2.2 ASSEPSIA CIRURGICA.................................................................................07 3.0 METODOS MAIS EFICAZES NA ELIMINAÇÃO DAS INFECÇÕES..............07
4.0 METODOS MENOS EFICAZES NA ELIMINAÇÃO DAS INFECÇÕES........08
4.1 CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS......................................................................10
5.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................11
5.1 ASSEPSIA NA PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES...........................................11
5.2 MEDIDAS DE PREVENÇÃO...........................................................................12
5.3 ASSEPSIA.......................................................................................................13
5.4 ASSEPSIA DAS MÃOS ..................................................................................14
5.5 ASSEPSIA NA ÁREA HOSPITALAR...............................................................15
5.6 ASSEPSIA E SUA EFICÁCIA .........................................................................16
5.7 ASSEPSIA E ANTISSEPCOS.........................................................................17
5.8 O CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR...............................................18
6.0 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................19
1. INTRODUÇÃO
A assepsia é a remoção de sujeiras e detritos em superfícies, para minimizar completamente os microrganismos patogênicos de um ambiente, ou em salas cirúrgicas.
A técnica asséptica tem como finalidade a redução do risco de infecções, para segurança dos pacientes, profissionais e familiares no serviço de saúde.
É imprescindível que a as técnicas que promovem a limpeza e desinfecção sejam sempre aperfeiçoadas, já que o ambiente hospitalar é apontado como um importante reservatório de microrganismos, pois a presença de matéria orgânica favorece a proliferação de bactérias causadoras de doenças e o aparecimento de insetos, roedores e outros.
Não podemos descartar que muitas das vezes as infecções hospitalares estejam relacionadas com a falta de supervisionamento dos profissionais competentes na assepsia, para prevenir e controlar a infecção e a sua disseminação.
2. ASSEPSIA
É o procedimento usado para eliminação ou redução de sujidades de uma superfície, requerem medidas para prevenção da proliferação de microrganismos indesejáveis, quando praticada com eficiência apresentam resultado positivo.
Existem dois tipos de técnicas assépticas que são: assepsia medica e assepsia cirúrgica.
2.1. ASSEPSIA MÉDICA
É uma técnica de limpeza utilizada para reduzir a transferência de microrganismos que vagam pelo ambiente hospitalar.
• Higienização das mãos:
Higienizar as mãos é um procedimento individual, simples e indispensável; é feita com agua, sabonete e por fim o álcool que é imprescindível, pois auxilia na remoção dos agentes infeciosos.
A lavagem deve ser feita no inicio do turno de trabalho
ou plantão, antes e após a remoção das luvas, uso do banheiro, refeições. Também devemos manter a unhas curtas e limpas, evitar uso de esmalte, unhas postiças e não utilizar adornos.
As precauções-padrão são exercidas pela enfermagem na qual emprega um papel importante nos cuidados rotineiros na instituição. Segue abaixo as seguintes formas:
• Uso de mascaras, óculos de proteção e avental que são utilizados na redução do risco de contaminação.
• Uso de luvas é obrigatório em todos os procedimentos realizados, como por exemplo: puncionar acesso venoso, arrumação de leitos, banhos em pacientes, quando houver contato com sangue, utensílio ou superfície que estejam com resíduos ou secreção e na troca de curativos.
As luvas estéreis servem para proteger tanto o profissional de saúde quanto o paciente, e as luvas de procedimento são usadas para a proteção exclusiva e individual do enfermeiro.
2.1.1. LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERIZAÇÃO.
A eliminação de microrganismos patogênicos é realizada por meio da desinfecção e esterilização. A limpeza deve ser realizada antes desse procedimento.
Em uma instituição há um departamento especializado responsável pela desinfecção e a esterilização de suprimentos e equipamentos reutilizáveis.
2.1.1.1. A limpeza consiste na retirada de toda sujeira, tanto do material orgânico quanto do inorgânico das superfícies e objetos, utilizando detergentes ou produtos enzimáticos.
2.1.1.2. A esterilização é a completa eliminação de todos os possíveis microrganismos e esporos. Tem como agentes mais comuns a utilização do vapor sob pressão, gás oxido de etileno (ETO), plasma de peroxido de hidrogênio e produtos químicos.
2.1.1.3 Desinfecção são os processos utilizados para diminuir a quantidade de doenças sobre a superfície de um objeto. Talvez não haja total remoção dos agentes infecciosos, pois podem permanecer esporos capazes de nascer em outros momentos. A substância química desinfetante age em objetos inanimados, já o antisséptico é usado em objetos vivos.
Uma substancia
...