TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Assepsia

Ensaios: O Que é Assepsia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Assepsia:

Assepsia é o conjunto de procedimentos que visam impedir a introdução de germes patogênicos em determinado organismo, ambiente e objetos. É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca.

A assepsia das mãos é sem dúvida um processo muito importante para evitar a propagação de germes que podem ocasionar infecções, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos. Sendo a pele um reservatório de diversos germes patogênicos, estes podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele a pele) ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas.

Assepsia hospitalar

A assepsia hospitalar tem como objetivo evitar ou remover a contaminação dos objetos, equipamentos e todo o material hospitalar, como também do pessoal de saúde que lida com os doentes.

A falta de assepsia no ambiente hospitalar é a principal causa da propagação das infecções por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários etc.

A assepsia pode ser feita de diversas formas, entre elas a desinfecção e a esterilização, que é feita mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos, que destroem os agentes infecciosos.

O que é Desinfecção:

Desinfecção é um substantivo feminino que significa a ação ou processo de desinfectar algo ou alguém. A desinfecção pode ser de alto, médio ou baixo nível, dependendo do objetivo e contexto em questão.

No âmbito da medicina, a desinfecção tem como objetivo eliminar o risco de contágio por parte agentes patogênicos. A desinfecção pode ser feita através de meios físicos ou químicos. Os meios físicos podem ser o calor (calor seco ou úmido), raios solares, ignição (flambagem), raios-gama, etc. Os agentes químicos podem ser formaldeído, creolina, formalina, cresol, lisol, entre outros.

Na maior parte das vezes a desinfecção é um termo que remete para a diminuição do número de microorganismos (patogênicos) de um objeto inanimado. Apesar disso, uma desinfecção nem sempre elimina 100% dos microorganismos, mas impede que o objeto em questão seja sujeito a uma infecção.

É um termo que está relacionado com antissepsia (desinfecção de tecidos vivos através de antissépticos), e esterilização (destruição de todos os germes que se encontram na superfície ou dentro de um determinado objeto ou ambiente).

A assepsia e a anti-sepsia são formas de desinfecção externa. Quando uma pessoa tem uma doença contagiosa, muitas vezes tem que ser colocada em quarentena, para evitar o contato com outras pessoas. Muitas vezes, pessoas que estão em contato com essa pessoa correm risco de contágio e têm que ser desinfectadas. Quando a doença contagiosa chega ao fim, deve ser feita uma desinfecção terminal ao quarto do doente, para que não restem microorganismo que possam infectar outras pessoas.

Antes de uma cirurgia, a assepsia é crucial, sendo que deve ocorrer desinfecção nas mãos do cirurgião, nos intrumentos cirúrgicos e em toda a sala onde acontece a cirurgia.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com