Atividade Contextualizada Bioquímica Humana
Por: Alanna Sarmento • 30/8/2022 • Dissertação • 532 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
EIM
04111231
Alanna Cerdeira
Fisioterapia
EIM: erros inatos do metabolismo.
Grupo heterogêneo de defeitos genéticos que afetam a síntese, degradação, processamento e transporte de moléculas no organismo.
Perguntas e respostas:
- O que é e como atua uma enzima?
Fundamentais para a regulação do metabolismo, são biomoléculas que atuam como catalisadores. A maioria das enzimas são proteínas.
As enzimas são capazes de acelerar uma reação mediante a diminuição da energia de ativação, ou seja, elas reduzem a quantidade de energia que deve ser adicionada para que uma reação tenha início.
- Como é feito o controle de sua atividade?
A temperatura exerce um papel positivo nas reações químicas, aumentando a taxa de uma reação enzimática, grande parte das enzimas aumenta suas taxas de reações na medida em que a temperatura em que elas atuam eleva-se em 10°C. O pH também influencia a atividade enzimática, alterações no pH do meio em que a enzima se encontra leva alterações em suas cargas.
- O que são inibidores enzimáticos e como eles agem?
A inibição enzimática é a redução da velocidade de uma reação enzimática provocada por uma molécula. A substância inibidora forma ligações químicas com as enzimas, interferindo na sua atividade catalítica.
- Explique como uma modificação genética pode influenciar a atividade enzimática.
Nesse mecanismo as enzimas reconhecem o DNA modificando e se unem a ele, cortando e eliminando a cadeia onde está o defeito. Depois, outras enzimas específicas produzem, tendo como modelo a cadeia complementar, que não contêm erros, substituindo a parte defeituosa.
A galactosemia é um exemplo de erro inativo do metabolismo sendo uma doença metabólica rara, em que o paciente não consegue digerir a galactose, um tipo de açúcar que aparece no organismo como subproduto da digestão da lactose.
As causas da galactosemia estão interligadas à genética do paciente. Assim, o paciente apresenta alterações em seu código genético que fazem com que ele não produza as enzimas metabólicas responsáveis por apoiar a digestão da galactose. Dessa forma, a galactosemia é considerada uma doença hereditária.
Os sintomas da galactosemia já se apresentam quando o bebê está em suas primeiras semanas de vida. Primeiramente, ele tem uma vida normal e só depois de algumas semanas consumindo o leite materno, os sintomas começam a surgir. São eles: diarreia, perda de apetite, icterícia, náuseas e vômitos, irritabilidade, letargia, pouco ou nenhum ganho de peso, pouco ou nenhum ganho de altura, hipoglicemia, barriga inchada, aumento do tamanho do fígado e convulsões. Sem o tratamento a galactosemia pode fazer com que o paciente desenvolva catarata, impedir o crescimento normal da criança, afetar os ovários, causando infertilidade e causar deficiência intelectual.
Faz-se necessário evitar ao máximo o consumo de leites e laticínios e ficar atento a frutas, verduras e vegetais que por ventura tenham a presença de lactose como forma de tratamento da galactosemia. A dieta de uma pessoa com a doença precisa ser bastante restrita, visando evitar o contato com a galactose e impedir as complicações da doença. Por isso alguns podem ter que usar suplementos vitamínicos para repor o cálcio.
UOL. Enzimas. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/enzimas.htm. Acesso em: 29 ago. 2022
...